Acadêmicos de Engenharia Elétrica do IFTO visitam o Crea-TO

29/06/2018 11h40 - Atualizado em 04/07/2018 15h44

Estudantes do 1º período do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) visitaram o Conselho acompanhados do professor Dr. Valci Ferreira Victor, na tarde de quinta-feira (28).

Para instruir os alunos sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua esteve presente o Conselheiro, Eng. Elet. Dalmi Fábio da Silva, que apresentou aos acadêmicos os principais serviços e ações do Crea-TO, como registro profissional, emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), fiscalização do exercício profissional, câmaras especializadas, comissões permanentes, dentre outros.

Dalmi ainda instigou muito os acadêmicos a sempre se aprofundarem na engenharia, pois segundo ele a profissão tem uma história muito rica e interessante a ser explorada. “Para ser um grande profissional deve-se saber um pouco de tudo, como filosofia e astrologia por exemplo, quanto mais conhecimento melhor para exercer a profissão”, frisou.

Os alunos foram instruídos sobre a importância do registro no Crea, os benefícios da ART para o contratante, o contratado e para a sociedade, a missão, que é ‘Regulamentar, fiscalizar e orientar o exercício profissional da Engenharia e da Agronomia, realizando ações em defesa da sociedade’, bem o trabalho do Conselho em favor de seus profissionais e da boa conduta dos mesmos.

Durante a visita os acadêmicos receberam algumas orientações o Código de Ética profissional, documento enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissões regidas pelo Sistema.

O professor Valci contou que sempre traz os alunos que iniciam o curso para que já tenham noção de como deverão atuar no mercado de trabalho e principalmente para que conheçam o Sistema Confea/Crea e Mútua como um todo.

Segundo a acadêmica Marisa Ximenes de Aguiar, o momento foi bastante válido, pois pode conhecer mais sobre o Sistema, até então só sabia da existência do Crea, mas com os temas abordados pelo conselheiro ela percebeu o quanto agregou conhecimento a sua jornada de vida e acadêmica.

Para o estudante Jefferson de Freyn a visita foi muito esclarecedora, no intuito de saber que tem um Conselho que regulamenta e fiscaliza os profissionais que atuam no mercado de trabalho. “Trabalhamos com vidas também e ter o Crea para fiscalizar e prevenir a atuação de maus profissionais é essencial”, afirmou.

As Instituições de Ensino Superior podem agendar uma visita técnica através do e-mail: ascom@crea-to.org.br.