10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP)

10/04/2019 13h35 - Atualizado em 10/04/2019 13h39

Com o tema central "Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional", o 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) será realizado entre 19 e 21 de setembro, após a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Palmas (TO). Nesta edição, os eixos temáticos serão: a) Inovações tecnológicas; b) Recursos Naturais; c) Infraestrutura; d) Atuação profissional; e) Atuação das Empresas de Engenharia.

Realizado a cada três anos, o CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
Histórico
O Processo Constituinte do Sistema Confea/Crea (PC-91/92) propôs e o Confea criou, em 1992, por meio da Resolução 373/92, e depois pela Resolução 1.013/2005, a regulamentação dos Congressos Nacionais de Profissionais (CNPs) e dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs). Desde então, foram realizadas oito edições desses congressos.
Eventos precursores
São os encontros locais, microrregionais e regionais que precedem a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais. Têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar às Comissões Organizadoras Regionais proposições que favoreçam a discussão, cujo resultado deve permitir a seguinte abordagem:
Após o debate, as proposições são sistematizadas de acordo com metodologia própria e encaminhadas à etapa seguinte, conforme o calendário estabelecido.

Os eventos do CNP são realizados na seguinte sequência:
1. na “consciência individual” de cada profissional;
2. nas reuniões preliminares, muitas vezes informais, realizadas nas entidades de classe e nas instituições de ensino, ou até mesmo nas empresas;
3. nas inspetorias, em cujas subjurisdições se localizam essas entidades, instituições e empresas;
4. nas regiões administrativas em que as inspetorias se agrupam;
5. nos Congressos Estaduais, cujas propostas sistematizadas são representativas do pensamento e do posicionamento consensual dos profissionais de cada jurisdição;
6. finalmente, no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), onde são discutidas as propostas nacionais sistematizadas, representativas do pensamento e do posicionamento nacionais unificado.

Com informações da Ascom/Confea.