Disponível em <https://crea-to.org.br/11o-congresso-estadual-de-profissionais-do-tocantins-sera-realizado-em-palmas-no-proximo-dia-11/>.
Acesso em 28/03/2024 às 13h48.

11º Congresso Estadual de Profissionais do Tocantins será realizado em Palmas no próximo dia 11

10 de agosto de 2022, às 14h21 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Acontece nesta quinta-feira (11), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), a etapa estadual do 11º Congresso Estadual de Profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências (11º CEP). O evento, precedido por sete etapas microrregionais que aconteceram em todas as regiões do estado, é organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), com apoio e patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

“Infraestrutura, inovação tecnológica e atuação profissional” são os eixos temáticos que vão nortear as discussões do 11° CEP. Profissionais da engenharia, agronomia e geociências de todo o estado poderão participar aprovando as propostas que foram previamente analisadas nas reuniões microrregionais, realizadas nas cidades de Araguaína, Augustinópolis, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional. As propostas produzidas pelos profissionais na etapa regional serão sistematizadas e consolidadas durante o CEP e, as que forem aprovadas, serão encaminhadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), realizado de 06 a 08 de outubro de 2022, em Goiânia (GO).

O CEP tem o intuito de oferecer aos participantes a oportunidade de debater e sugerir melhorias na área tecnológica e propor soluções para possíveis entraves na regulamentação profissional. Trata-se também de um importante momento para estreitar o contato entre os profissionais e o Conselho, entender os desafios atuais e projetar perspectivas técnicas e práticas futuras para as áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

Para o Presidente do Crea-TO, Eng. Civil Daniel Iglesias, a participação do profissional é muito importante para a elaboração de diretrizes que vão beneficiar o desenvolvimento do Sistema Confea/Crea. “Essa é a oportunidade importante que nossos profissionais têm para se envolver, pensar e discutir soluções a partir de suas experiências e conhecimentos técnicos, que impactam diretamente na nossa profissão e ainda contribuir com o desenvolvimento da sociedade”, afirma Iglesias.
Profissionais regulares com o Crea-TO podem participar com direito a voz e voto. Além de participar dos debates, eles são responsáveis por aprovar as propostas e podem ser eleitos delegados para participarem da etapa nacional.

O CEP/CNP, que é realizado a cada três anos, se constitui como um importante fórum de discussão que tem por objetivo propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Na última edição do CNP, realizada em 2019, foram elencadas 510 propostas provenientes dos Congressos Estaduais de todo o país. Deste total, 45 foram consolidadas e sistematizadas pelos analistas do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

(Com informações do Confea)