Marca do Crea-TO para impressão
Disponível em <https://crea-to.org.br/carteira-profissional-digital/>.
Acesso em 20/04/2024 às 09h11.

Carteira Profissional Digital

A carteira profissional digital é um documento que comprava a identidade funcional e o registro junto ao Crea, além de servir como documento de identificação pessoal com validade em todo o território nacional. A carteira apresenta dados e informações atualizados e representa uma facilidade para o profissional, que poderá ter acesso à identificação no próprio celular, de forma completamente segura, prática e sem custo.

A carteira digital profissional não possui custos para o profissional. Todas as taxas de manutenção são absorvidas pelo Crea Tocantins, proporcionando um serviço de qualidade e gratuito para todos os profissionais adimplentes.

Todas as pessoas que possuam registro ou visto ativo e que estejam com o status de adimplentes poderão solicitar o documento virtual. O documento deverá ser solicitado via protocolo por meio do ambiente profissional (https://servicos-crea-to.sitac.com.br/).

A carteira deverá ser solicitada no ambiente do profissional (https://servicos-crea-to.sitac.com.br/). Para solicitar, basta que o profissional acesse a aba de “Protocolos” e entre em “Cadastrar Protocolo”. Deverá ser escolhido o grupo de assunto “Profissional” e o subassunto “Carteira Profissional Digital”. Para autorizar o protocolo o profissional deverá aceitar os termos de Consentimento e as declarações de veracidade de informações prestadas clicando em cima de cada checkbox. Poderá colocar uma breve descrição sobre sua solicitação. Não há necessidade de anexar nenhum documento para este protocolo, bastando o aceite dos termos e condições de acesso.

Após o cadastramento do protocolo o profissional receberá um e-mail com seus dados de acesso em até 2 dias úteis. Os dados de acesso também ficaram disponíveis no ambiente do profissional, no tópico de “Detalhes do Profissional”.

Com a senha e login em mãos o profissional deverá seguir os seguintes passos:

  1. Baixar o aplicativo ProID Serpro, disponível para download para iOS (https://apps.apple.com/br/app/proid/id1438554444) e Google Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.serpro.idpro.android&hl=pt_BR&gl=US&pli=1), em seu celular;
  2. Com o aplicativo aberto, clique no botão “PROCURAR”, aceite os TERMOS DE USO e clique em CONTINUAR;
  3. No campo de pesquisa localize o Crea-TO.
  4. Será aberta a tela de login onde você precisará colocar os dados que foram disponibilizados na aba do ambiente do profissional em “Exibir Os dados de acesso ao aplicativo Carteira Digital do CREA-TO” ou via e-mail constante no cadastrado do CREA-TO. Obs. Esses dados são necessários para que você vincule sua carteira em seu aplicativo ProID do seu celular e será necessário refazer sempre que cadastrar a carteira em um novo aparelho celular;
  5. Na tela seguinte o aplicativo vai exigir que cadastre uma senha para solicitar nos próximos acessos para visualizar a sua carteira digital.
  6. Após isso, é só clicar no seu nome para abrir a carteira.

A solicitação de carteira profissional digital é analisada em até 2 (dois) dias úteis. Assim que o protocolo for recebido por um de nossos analistas será encaminhado despacho para o profissional que receberá em seu e-mail a confirmação da solicitação. Após a criação da carteira digital será disponibilizado o código de acesso no ambiente do profissional e no e-mail cadastrado junto ao Crea.

A Carteira Profissional Digital possui tecnologia exclusiva de códigos bidimensionais criptografados desenvolvida pelo Serpro e já utilizada em outras soluções de documentos digitais do governo federal, como a Carteira Digital de Trânsito (CDT): o VIO.

Os QR Codes VIO utilizam um algoritmo de alta segurança para armazenar e codificar as informações do titular da carteira, inclusive sua fotografia. Se alguém decidir adulterar uma carteira emitida pela plataforma, a fraude é facilmente desmascarada: basta fazer a leitura deste QR Code com o app VIO, disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos.

Importante esclarecer que somente com os algoritmos e chaves de encriptação/decriptação da solução, mantidos pelo Serpro em sala-cofre própria, é possível gerar um QRCode válido. Como cada documento gerado tem um código único e inviolável, fica assim garantida a sua autenticidade e fé pública em todo o território nacional.

O QR Code disponibilizado no primeiro cadastro na carteira ficará disponível ainda que o celular não possua conexão com a internet. A Carteira Digital Profissional necessita de internet apenas em seu primeiro acesso, ficando disponível sem utilizar dados ou outros recursos como Wi-Fi, sendo possível de ser reconhecida e autenticada.

A Carteira Profissional Digital está disponível pelo aplicativo ProID e poderá ser acessada e baixada para as plataformas Android, disponível na Google Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.serpro.idpro.android&hl=pt_BR&gl=US&pli=1), ou para IOS disponível na Apple Store (https://apps.apple.com/br/app/proid/id1438554444).

Nossos serviços de atendimento (WhatsApp, Telefone e e-mail) são para esclarecimentos de dúvidas e procedimentos, e não devem ser utilizados como forma de protocolo. Todos os documentos deverão ser encaminhados por meio do Ambiente do Profissional (Clique Aqui), não sendo aceitos documentos encaminhados de outra forma.


Chat
Estamos online das 08 às 18h!!