12º CEP do Crea-TO discute caminhos para cidades inteligentes e sustentáveis no Tocantins
19 de maio de 2025, às 10h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Com o tema central “Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento das Cidades” o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) realizará o 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). O evento é destinado a profissionais do Sistema, a gestores públicos, setor privado e a sociedade em geral. Este ano, o CEP realizará reuniões microrregionais preparatórias nas cidades de Gurupi, Araguaína, Araguatins, Dianópolis,Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Guaraí antes do evento principal em Palmas (no dia 13 de agosto), garantindo que as discussões e as soluções propostas reflitam as particularidades e os desafios de cada região do Tocantins no contexto do desenvolvimento urbano.
Os debates e as apresentações do 12º CEP se concentrarão em eixos temáticos cruciais para o desenvolvimento urbano sustentável do Tocantins, incluindo: Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Saneamento Básico: tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos; Engenharia Pública: reurbanização, moradia e tecnologia social; Qualidade Ambiental: áreas verdes urbanas, emissão de CO2, focos de calor, índice de vulnerabilidade climática dos municípios e supressão da vegetação primária e secundária; e Desenvolvimento Sustentável Energético para os Municípios: energia acessível e limpa.
O coordenador do 12º CEP, Conselheiro Fábio Ribeiro, destaca a abrangência do evento: “O Congresso Estadual de Profissionais, o CEP, é um dos maiores eventos do Sistema Confea/Crea. Aqui no Tocantins serão sete microrregionais, onde nós vamos debater os temas de interesse da nossa sociedade, os temas de interesse dos nossos profissionais, para culminar com o nosso evento grandioso em Palmas”, explica.
O Presidente do Crea-TO, Eng. Civ. Daniel Iglesias, ressalta a relevância do tema para o futuro do estado: “O tema central do nosso 12º CEP, ‘Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento das Cidades’, é de suma importância para o Tocantins. Nossas cidades enfrentam desafios complexos que exigem soluções inovadoras e integradas. Este congresso será um espaço crucial para que os profissionais da engenharia, agronomia e geociências apresentem suas expertises e colaborem na construção de cidades mais eficientes, humanas e sustentáveis para o presente e para as futuras gerações de tocantinenses”, convida o presidente.
Cronograma das Reuniões Microrregionais:
- Microrregional 1: Guaraí – 18 de junho de 2025
- Microrregional 2: Araguatins – 23 de junho de 2025
- Microrregional 3: Araguaína – 24 de junho de 2025
- Microrregional 4: Paraíso do Tocantins – 30 de junho de 2025
- Microrregional 5: Gurupi – 08 de julho de 2025
- Microrregional 6: Porto Nacional – 09 de julho de 2025
- Microrregional 7: Dianópolis – 31 de julho de 2025
Congresso Estadual:
- Local: Palmas-TO
Data: 13 de agosto de 2025