Colaborador do Crea-TO tem artigo aprovado em um dos maiores congressos de engenharia do Brasil
O engenheiro iniciou sua trajetória no Conselho como estagiário e, atualmente, integra o quadro de colaboradores30 de setembro de 2024, às 15h18 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Considerado o maior evento de geotécnica e de engenharia nacional, o Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG) vem se consolidando ao longo do tempo como um dos eventos mais relevantes no calendário da engenharia geotécnica nacional. Este ano, o congresso aconteceu do dia 24 a 27 de setembro em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Com o tema “Área Geotécnica” o evento reuniu profissionais e especialistas da área para discutir os avanços técnicos e científicos com foco no desenvolvimento sustentável e seguro da sociedade. Os tópicos abordados foram: estabilidade de taludes, contenções, barragens, geossintéticos, fundações e pavimentação.
O estudante de Engenharia Civil, Paulo Victor Bido Gellen, que foi estagiário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) e atualmente integra o quadro de colaboradores do Conselho, participou do congresso representando sua universidade, como parte de suas atividades acadêmicas.
O desempenho do acadêmico garantiu sua ida para o evento e posteriormente sua aprovação. “Eu vim para o congresso por meio do IFTO, por conta de um artigo elaborado e escrito por mim e alguns colegas, foi aprovado no congresso e publicado nos anais eletrônicos. Eu vim como representante desse artigo, que teve como tema ‘A estabilidade da barragem do lago norte de Palmas’. Na iniciativa a gente realizou a verificação da batimetria, realizou ensaios do solo fazendo a caracterização e tirando a resistência da mostra do solo, do talude da barragem. Posteriormente a isso, a gente realizou a análise de estabilidade por meio de softweres e teve a nossa conclusão do artigo”, explicou.
O Crea-TO, sempre pensando nos futuros profissionais, busca incentivar, proporcionar aprendizado, oferecer oportunidades de crescimento e criar conexões. Paulo Victor compartilha um pouco de sua experiência como estagiário e colaborador do Crea-TO e como o Conselho contribuiu para esse momento.
“Comecei a estagiar no Crea em março do ano passado, em 2023. Com certeza, foi uma experiência que agregou e vai agregar ainda mais à minha vida profissional, até porque os conteúdos e as atividades que são desenvolvidas pelo estagiário na minha área, que é a Gerência Técnica e o setor de ART, não são ensinados na faculdade, então, eu consegui estar pegando todo esse acervo de conteúdos e atividades. O Crea-TO foi muito importante para mim, estar ali tendo vivência com vários profissionais e pessoas desenvolvidas sempre dá um incentivo a mais para o estudante, como foi no meu caso, a buscar temas diferentes, elaborar artigos, trabalhos e estar nesse meio. A convivência acaba incentivando bastante, e se tem um lugar propício para isso, é no Crea”, finalizou.
Escrito por: Jordene Nazareno- Estagiária
Supervisão: Gleyce Camargo- Assessora de Comunicação