Conselheiros do Crea-TO participam de Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil no Paraná
4 de julho de 2025, às 17h56 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Os conselheiros do Crea-TO Eng. Civ. Fabiano Fagundes e Eng. Civ. Daltro de Deus Pereira participaram da 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC) que aconteceu do dia 01 ao dia 03, em Foz do Iguaçu, Paraná. Na oportunidade, foram discutidas propostas relevantes para o desenvolvimento da classe e sociedade em geral.
De acordo com o vice-presidente do Crea-TO Eng. Civ. Fabiano Fagundes o momento representou aspectos positivos para o desenvolvimento das ideais em pauta. “A reunião reforçou nosso compromisso com um Brasil mais desenvolvido e sustentável, com a Engenharia Civil como protagonista. A troca de ideias entre os coordenadores regionais foi intensa e produtiva, consolidando avanços para o Sistema Confea/Crea”, destacou.
Durante o encontro, o Eng. Civ. Daltro Pereira abordou sobre as contribuições dos coordenadores regionais, especificando sobre o novo Programa de Transparência de Recursos do Sistema Confea/Crea e Mútua, programa que substitui o Programa Fortalece e o Programa de Desenvolvimento Sustentável e estabelece normas para transferir recursos do Confea aos Creas, fortalecendo a gestão e a fiscalização. O momento foi relevante para alinhar as propostas regionais, promovendo uma abordagem unificada que valoriza o exercício ético da profissão.
Dentre as pautas da reunião foram discutidas a unicidade de ações entre os Creas. “A unicidade foi um dos pontos altos. Discutimos, por exemplo, a proposta do Crea-RS para alterar a Portaria nº 1.066/2015, que busca critérios mais justos para anuidades, taxas e multas. Outro destaque foi a apresentação do Crea-BA sobre a garantia de ocupação de cargos técnicos na administração pública por profissionais regulamentados. Essas iniciativas mostram o esforço coletivo para harmonizar procedimentos e fortalecer a profissão em todo o país, com os Creas atuando em sinergia e compartilhando soluções”, destacou Fabiano Fagundes.
O encontro foi realizado em um dos maiores símbolos da engenharia nacional, a cidade de Foz de Iguaçu e reforçou o compromisso do Crea-TO com a construção de um Brasil mais desenvolvido, seguro e sustentável, por meio da valorização da Engenharia Civil.