Disponível em <https://crea-to.org.br/conselho-de-engenharia-e-agronomia-do-tocantins-marca-presenca-na-agrosudeste-2024/>.
Acesso em 02/05/2024 às 05h46.

Conselho de Engenharia e Agronomia do Tocantins marca presença na Agrosudeste 2024

Escrito por: Da Redação

11 de abril de 2024, às 9h22 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), Eng. Civi. Daniel Iglesias, esteve presente na abertura da 8ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), na manhã desta quarta-feira, 10, em Almas-TO. Com a expectativa de uma movimentação financeira na ordem de R$ 50 milhões, a Feira foi aberta oficialmente pelo vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, pelo prefeito de Almas, Wagner Nepomuceno, o presidente da Feira, João Filho Albuquerque, demais autoridades, comunidade acadêmica e parceiros.

Após abertura oficial, o Crea-TO realizou duas palestras no estande do Sebrae/TO. Falando sobre “Por que ser um engenheiro?”, a Eng. de Minas Lohanne Sousa, membro do Comitê Gestor do Programa Mulher Tocantins, conversou com os participantes sobre o que faz um engenheiro e detalhou sobre a sua especialidade na engenheria de minas, despertando interesse dos alunos do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas.

Em seguida, a Inspetora de Augustinópolis, Eng. Agr. Thais Rodrigues, explicou sobre “Crédito Rural”, seus objetivos e benefícios, quem pode se beneficiar e a classificação dos produtores, as linhas de créditos e a importância do profissional habilitado para execução do projeto.  A palestra gerou uma interação importante com os participantes que puderam tirar as dúvidas a respeito do assunto.

A professora, Amanda Karine Carvalho, destacou que “a educação tem saído fora das portas da escola, vamos dizer assim. Hoje tem se pensado muito numa educação, não uma educação bancária, mas pensando no mercado de trabalho, pensando num projeto de vida dos estudantes. Então as palestras vêm fortalecer a educação, o ensino escolar, propiciar aos estudantes um novo olhar das tantas possibilidades que eles têm”.

Especificamente sobre as palestras realizadas pelo Conselho, a professora reforça. “Principalmente hoje, as palestrantes sendo engenheiras formadas, que trabalham ali na área, acredito que dá para elucidar muito mais o dia a dia a prática. Exatamente, esse contato com profissionais já formados, profissionais que os nossos estudantes um dia vão querer se tornar, para eles é muito bom, para eles observarem que o leque de opções que eles têm são imensos”.

O Presidente do Crea-TO, o Eng. Civ. Daniel Iglesias, explica que estar presente nas Feiras é um muito oportuno para o Conselho, uma vez que nesses locais o Crea impacta diferentes públicos como os profissionais da região, empresas, instituições públicas, instituições de ensino, alunos e a comunidade local. “É uma oportunidade de levar o Crea e o entendimento do que é o Conselho e a importância da nossa atuação para o bem-estar social”, disse.

Sobre a Feira:

A Agrosudeste está sendo realizada no período de 10 a 13 de abril e conta com mais de 50 expositores do Tocantins e de outros estados especializados em agronegócios e cerca de cinco instituições financeiras. O evento constitui o maior do gênero na região sudeste do Estado e a expectativa é de que 18 mil pessoas visitem o parque durante o evento, que conta com o que há de mais avançado em tecnologia, oportunidades de conhecimento e de negócios.

A Feira envolve 25 municípios do estado sendo eles: Almas, Dianópolis, Natividade, Porto Alegre, Chapada da Natividade, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Ponte Alta do bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Arraias, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama, Lavandeira, Rio da Conceição, Novo Jardim, Taipas, Combinado, Novo Alegre, Paranã, Palmeirópolis, Palmas, São Salvador e Silvanópolis. Além de outros estados, atingindo hoje Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Realização

A Agrosudeste é realizada pela Central das Associações dos Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre do Tocantins (Cenaprap) e conta com a parceria da Prefeitura de Almas, Aura Minerals, Fazenda EPP, Cemar, Embrapa, Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, Colégio Agropecuário de Almas, Unitins, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Agência de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); secretarias de Estado da Educação (Seduc); da Agricultura e Pecuária (Seagro); do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); da Segurança Pública (SSP); dos Povos Originários e Tradicionais; da Mulher; da Cultura; do Turismo; da Aquicultura; e da Juventude e Esportes, além da empresa Aura Minerals e a Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), e a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics).