Disponível em <https://crea-to.org.br/crea-to-aprova-em-plenaria-tabela-de-honorarios-dos-engenheiros-civis/>.
Acesso em 28/03/2024 às 12h57.

Crea-TO aprova em plenária tabela de honorários dos Engenheiros civis

26 de abril de 2023, às 14h33 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Em decisão histórica, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) homologou pela primeira vez, em 30 anos de Conselho, a primeira Tabela de Honorários a ser praticada pelos profissionais que atuam no setor de engenharia civil.

O documento foi aprovado em plenária realizada na última segunda-feira (24), na Prefeitura de Guaraí.

O documento foi produzido pela Associação Brasileira dos Engenheiros Civis do Tocantins (Abenc), entretanto, o resultado apresentado em Plenária foi iniciado após provocação do Regional com a criação de um Grupo de trabalho da Tabela de Honorários, criado no dia 21 de fevereiro de 2021 e composto na época por dois Conselheiros regionais e três profissionais do sistema Crea/Confea especializados no tema. A tabela pode ser conferida aqui.

O objetivo da tabela é estabelecer parâmetros para harmonizar as relações entre profissionais e clientes, obedecendo os princípios do Código de Ética Profissional de seus associados. O Presidente do Crea-TO, engenheiro civil Daniel Iglesias, comemorou a aprovação do documento. “Este é um momento muito importante para todos os profissionais do Estado, porque demonstra que o Crea está alinhado com as principais pautas e pedidos dos Engenheiros, e conseguindo fazer a ponte entre o Conselho e as Associações ligadas aos profissionais no estado que podem criar as tabelas das suas respectivas profissões”, pontuou.

A Conselheira do Crea-TO e Diretora da Abenc, Eng. Civ. Héryka Alves, apresentou o documento e afirmou que a tabela fixa um referencial mínimo para ser aplicado aos serviços ligados à Engenharia Civil. “É importante salientar que, com esta tabela, a Abenc-TO passa a colaborar para a defesa dos interesses dos profissionais, promovendo assim a sua valorização”, ressaltou.