Crea-TO cumpre 100% das exigências do TCU sobre dados abertos e avança na transparência pública
29 de julho de 2025, às 16h46 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), alcançou um marco importante ao cumprir integralmente todas as exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre dados abertos. Com 100% de conformidade, o Crea-TO segue como destaque entre os conselhos regionais do estado, reafirmando seu compromisso com a transparência e a governança pública responsável.
De acordo com o Gerente do Setor de Proteção de Dados, Transparência e Ouvidoria Regirlan Silva “Esse avanço é resultado de um trabalho estratégico e contínuo, iniciado em 2024, sob a coordenação da Gerência de Proteção de Dados, Transparência e Ouvidoria, com apoio fundamental da Superintendência Administrativa e da Gerência de Tecnologia da Informação. O projeto teve como foco a adequação à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e aos princípios da transparência pública, com a implementação de mecanismos que facilitam o acesso a dados em tempo real”, destacou.
Regirlan ressalta a emoção em fazer parte de um projeto tão relevante para o Sistema. “Esta é uma Conquista profissional importante e motivo de orgulho. Alcançar o primeiro lugar entre os Creas da região Norte com 100% de dados abertos, e figurar entre os nove conselhos do país que atingiram esse marco, representa um resultado expressivo e gratificante”, pontuou.
O Presidente do Crea-TO Eng. Civ. Professor Daniel Iglesias destaca o compromisso do Conselho com a transparência e o fortalecimento das práticas de governança pública, visando maior eficiência e responsabilidade perante a sociedade. “Essa conquista é um grande passo que fortalece a credibilidade do Conselho e reforça nosso papel como órgão fiscalizador. É a garantia de que qualquer informação do Crea-TO pode ser acessada, usada e modificada e compartilhada livremente, por qualquer pessoa”, enfatizou.