Disponível em <https://crea-to.org.br/crea-to-em-parceria-com-unitop-recebe-palestra-sobre-alimentacao-saudavel-para-os-servidores/>.
Acesso em 02/05/2024 às 08h03.

Crea-TO, em parceria com UNITOP, recebe palestra sobre alimentação saudável para os servidores

15 de abril de 2024, às 16h44 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Você sabe a diferença entre comer e se alimentar? Ou como se alimentar bem pode trazer benefícios para o seu corpo e a sua saúde?  As respostas para estas perguntas fizeram parte de uma palestra com o mesmo nome ministrada pelos estudantes do 7ª período de nutrição do Centro Universitário UNITOP. O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira (12), na Sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), em Palmas

Os estudantes Hosana Alves, Fabíola Tamires, Daniela Bandeira, Gabriela Bach e Wesley Luis, explicaram que alimentação saudável deve atender a três princípios básicos: variedade, moderação e equilíbrio. Eles enfatizaram que é importante consumir diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos, e destacaram que não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa e que se alimentar bem está diretamente ligado nas escolhas dos alimentos.

A estudante Gabriela Bach explicou que a maioria dos produtos industrializados é calórica, rica em gorduras saturadas e trans, sódio em excesso, carboidratos simples, além de conservantes, corantes e aditivos, e por isso devem ser evitados. A estudante exemplifica que “sobremesas doces, bolos e tortas, alimentos fritos e empanados” também estão nesta categoria.

A ação, apoiada pelo Conselho, busca orientar os colaboradores a fazerem escolhas mais saudáveis, bem como incentivar os bons hábitos. “Percebemos que muitos servidores não possuem hábitos alimentares saudáveis. Então, a conscientização de todos, sobre a importância de se alimentar bem, não apenas para saúde física, quanto a mental, pode melhorar o desempenho no trabalho” explica a administradora do Crea que também é formada em Nutrição, Patricia Garbelim.

A palestra foi elogiada pelos servidores que ao final relataram os hábitos que não consideram saudáveis em seu dia a dia e expressaram a necessidade de mudança.