Disponível em <https://crea-to.org.br/crea-to-finaliza-fiscalizacao-nos-polos-temporarios-para-o-carnaval-com-importantes-orientacoes-aos-organizadores-populacao-agradece/>.
Acesso em 28/03/2024 às 14h21.

Crea-TO finaliza fiscalização nos polos temporários para o Carnaval com importantes orientações aos organizadores. População agradece.

Conselho alertou os organizadores dos eventos para importantes adequações nas contratações de Responsáveis Técnicos para os projetos das estruturas temporárias. Com as demandas prontamente atendidas, foliões podem brincar à vontade.

17 de fevereiro de 2023, às 14h31 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Ao realizar a fiscalização de empresas e profissionais responsáveis pelas montagens e instalações das estruturas nos polos carnavalescos do Estado, durante os dias 13 a 17 de fevereiro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) identificou alguns projetos realizados por profissionais não habilitados para tal.

Por serem em áreas estratégicas da segurança, tais como Combate a incêndio e pânico e também Geração de energia (grupo geradores), uma força tarefa do Crea buscou uma atuação rápida para corrigir as pendências e o carnaval não sofrer qualquer interferência. Acionados, os organizadores atenderam prontamente, garantindo assim a tranquilidade para os dias de folia.

Com foco na segurança da sociedade tocantinense e na valorização profissional, o Crea-TO orientou os organizadores dos eventos sobre como identificar o profissional devidamente habilitado para serviços exclusivos dos engenheiros e auxiliou as empresas responsáveis sobre os procedimentos corretos para garantir a segurança de quem vai curtir a folia.

O Presidente do Conselho, o Eng. Civ. Daniel Iglesias, reforça que “garantir a segurança da sociedade é um dos pilares do trabalho do Conselho. A ação de fiscalização do Crea tem o objetivo de orientar os organizadores do evento sobre a importância do responsável técnico habilitado nestes eventos que reúnem muitas pessoas e envolvem inúmeras famílias”, explicou.

A Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do Crea-TO, esteve reunida com a equipe de fiscalização do Conselho para alinhamento da melhor estratégia de trabalho, para que os responsáveis recebessem a orientação adequada. A orientação teve início na quinta-feira (16), com ofício enviado a todos os organizadores e continuou na manhã desta sexta-feira (17) com reuniões presenciais.

O Conselheiro do Crea-TO Eng. Eletric. George Brito e a Gerente de Fiscalização Eng. Civ. Viviane Riveros protocolaram os ofícios na Agência Municipal de Turismo (Agtur), na Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur), no Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e nas empresas V3BR locações e eventos Ltda e Organização Social Escola da vida. A equipe do Crea foi ouvida com atenção pelos gestores das instituições, que entenderam e agradeceram as orientações.

Recebidos pelo Secretário Tom Lyra, na Agtur, e pela empresa responsável pelo Carnaval da Fé V3BR locações e eventos Ltda, a equipe do Crea-TO explicou as necessidades de adequação, que foram atendidas de imediato. Na Sectur, o Conselheiro Eng. Eletric. George Brito e a Gerente de Fiscalização Eng. Civ. Viviane Riveros foram atendidos pela Secretária Executiva da Sictur, Jocélia Costa, e pela empresa responsável pelo Carnapraça, Organização Social Escola da Vida, onde tomaram ciência das adequações necessárias que também foram logo sanadas.

No Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, o diálogo foi direcionado às orientações quanto às vistorias realizadas pelo CBMTO, um diálogo importante para a segurança da população. Tiradas várias dúvidas técnicas para aprimoramento das vistorias, o CBMTO e o Crea-TO continuarão essa aproximação em novas reuniões de alinhamento com foco na segurança da sociedade.

A Gerente de Fiscalização, Eng. Civ. Viviane Riveros, explica o trabalho realizado pelo setor. “Nas documentações apresentadas ao Crea-TO, os agentes fiscais identificaram a inexistência de um profissional habilitado em alguns projetos de estrutura da festa e, junto à Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, alinhamos uma estratégia orientativa tanto para garantir a valorização do profissional habilitado quanto a segurança da sociedade”, disse.

“Os diálogos com a Agtur, a Sectur, os Bombeiros e as empresas V3BR locações e eventos Ltda e Organização Social Escola da Vida foram muito produtivos. Tivemos um bom entendimento entre as partes, que se colocaram à disposição nas tratativas necessárias para as adequações solicitadas. Iniciamos um caminho de diálogo e parceiras que com certeza serão benéficos para toda sociedade”, destacou o conselheiro do Crea-TO, Eng. Eletric. George Lauro Ribeiro de Brito, membro da CEEEM.