Disponível em <https://crea-to.org.br/crea-to-fiscaliza-elevadores-em-predios-comerciais-e-publicos-de-palmas/>.
Acesso em 16/04/2024 às 07h52.

Crea-TO fiscaliza elevadores em prédios comerciais e públicos de Palmas

2 de maio de 2022, às 17h21 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) está fiscalizando os estabelecimentos comerciais e prédios públicos em toda a capital Palmas. O principal alvo da fiscalização são os contratos de instalação e manutenção de elevadores desses estabelecimentos. Caso seja constatado algum problema, a empresa responsável pelo equipamento pode ser notificada.

De acordo com o Conselho, de janeiro a dezembro de 2021, 309 serviços de engenharia em elevadores (instalação, manutenção, laudo técnico e outros) foram registrados no Conselho, que são as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART). Em 2022, de janeiro a abril, já foram 82 ARTs registradas. A fiscalização da autarquia averigua as responsabilidades técnicas dos equipamentos, que demandam manutenção especializada.

De acordo com a Gerente de Fiscalização do Crea-TO, Viviane Riveros, “durante a visita é solicitado ao responsável a relação de empresas que instalaram e mantêm o funcionamento desses equipamentos. Em seguida, verificamos se a empresa tem registro no Crea e se foi feita a manutenção e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Caso a empresa não seja registrada no Crea, não tenha um engenheiro como responsável técnico ou não apresente a ART, o agente fiscal poderá notificar o local”, explica.

A Força-tarefa já visitou 09 prédios com elevadores em Palmas, desde a semana passada, e deve se tornar uma fiscalização continua e de rotina do Conselho.

“Estamos tornando esse tipo de fiscalização uma ação rotineira. Mantendo a regularidade dessas visitas, conseguimos ter a certeza do andamento dos serviços, assegurando assim o correto funcionamento dos equipamentos e garantindo a segurança da sociedade, que utiliza diariamente esses dispositivos” ressalta Daniel Iglesias, Presidente do Crea-TO.