Marca do Crea-TO para impressão
Disponível em <https://crea-to.org.br/crea-to-integra-comissao-que-vai-discutir-fluxo-de-processos-de-alvaras-de-construcao-junto-a-prefeitura-de-palmas/>.
Acesso em 23/04/2024 às 13h47.

Crea-TO integra comissão que vai discutir fluxo de processos de alvarás de construção junto à Prefeitura de Palmas

Escrito por: Elini Oliveira

30 de agosto de 2022, às 13h54 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Uma comissão formada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-TO) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), vai discutir novos parâmetros de análise para a emissão do conjunto de alvarás que compõem os processos de construção, junto à Prefeitura de Palmas.

A decisão foi tomada em reunião conjunta, realizada na tarde da última segunda-feira (29), entre o Presidente do Crea-TO, o Eng. Civil Daniel Iglesias, o Engenheiro Civil José Fernando, representando a Associação dos Engenheiros Civis do Tocantins, o secretário Edmilson Vieira, titular da Sedusr e Gilmar Scaravonatti, gerente técnico do CAU, além dos técnicos da Prefeitura.

Ficou decidido que o Decreto nº 1.618, de 14 de junho de 2018, será transformado em portaria da Sedusr, pasta responsável pela análise desses processos, estando mantida a sua simplificação, sem prejuízo aos profissionais de engenharia e arquitetura, até que a comissão apresente um texto substitutivo para o fluxo dos processos. A comissão terá 60 dias para apresentar sua proposta.
Também ficou estabelecido que a emissão do Habite-se para obras comerciais será precedida de fiscalização, não sendo mais aceito relatório fotográfico para expedir o documento. Foi ponto consensual que a medida é necessária em face da insegurança jurídica resultante de excessos de profissionais que, muitas vezes, apresentam um projeto na Prefeitura e executam outro distinto do que foi aprovado, além de não apresentar, através das respectivas anotações de Responsabilidade Técnica ART (CREA) ou RRT (CAU), comprovação de que o profissional está em dia com suas atribuições junto aos conselhos fiscalizadores da profissão. A Prefeitura vai atuar com o setor de Posturas e os conselhos na fiscalização de eventuais desvios de conduta de profissionais.

A portaria com os nomes dos membros da comissão deve ser publicada ainda nesta semana, bem como a que regula a emissão do alvará e Habite-se.

Também participaram da reunião: Joel Miele, diretor de Urbanismo e Flávio Vale, gerente de Ordenamento Urbano, ambos da Sedusr, e Lúcio Milhomem, diretor de planejamento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Impup), além da secretária municipal de Comunicação, Ivonete Motta.

(Com informações da Ascom da Prefeitura de Palmas) 


Chat
Estamos online das 08 às 18h!!