Crea-TO participa de pesquisa nacional sobre digitalização na construção civil com o uso do BIM
26 de setembro de 2024, às 17h26 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Na manhã desta quarta-feira (26), foi lançada a Pesquisa Nacional sobre Digitalização nas Engenharias no âmbito da Indústria da Construção. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) está participando dessa iniciativa, enviando o questionário aos profissionais do estado para que possam contribuir com informações sobre a digitalização no setor. A pesquisa é promovida pelo BIM Fórum Brasil, pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e pelo Confea, com o patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da GS1.
A 2ª edição da pesquisa foca nos profissionais de engenharia e arquitetura, buscando avaliar o avanço das tecnologias digitais e suas práticas no setor da construção civil. O estudo fornecerá uma visão detalhada sobre como esses profissionais estão preparados para lidar com os desafios da transformação digital.
Sobre o BIM
BIM é a sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção, tecnologia que utiliza parâmetros virtuais em todas as etapas de uma obra. Um dos principais resultados desse processo é o Modelo de informações de construção, que se configura na descrição digital de cada aspecto do ativo construído.
Este modelo baseia-se em informações reunidas de forma colaborativa e atualizadas nas principais etapas de um projeto. A criação de um modelo digital de informações de construção permite que aqueles que interagem com a construção otimizem suas ações, resultando em um maior valor para o ativo.
A efetiva implantação da metodologia BIM na organização está baseada em três dimensões fundamentais: tecnologia, pessoas e processos, integradas entre si por procedimentos.
Por fim, importa ressaltar que a metodologia BIM está em constante desenvolvimento. Além disso, destaca-se o aumento do número de países que vem adotando, como obrigatório, o uso desta metodologia na indústria da construção.
Com informações da Comunicação do Confea