Disponível em <https://crea-to.org.br/crea-to-participa-de-seminario-no-confea-para-pleito-de-3-de-novembro/>.
Acesso em 25/04/2024 às 06h02.

Crea-TO participa de Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea

Escrito por: Elini Oliveira

25 de agosto de 2022, às 14h53 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Vice-Presidente e Conselheiro do Crea-TO, Eng. Civil José Fernando de Melo, participou no dia 15 de agosto do Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea/Mútua, em Brasília. O foco do Seminário foi debater e esclarecer às comissões eleitorais regionais sobre os procedimentos definidos pela Comissão Eleitoral Federal (CEF), para o cumprimento do calendário eleitoral de 2022. O Confea conduzirá, pela internet, em 3 de novembro, eleições para presidente do Crea-PA e ainda para a diretoria administrativa da Mútua do Crea-RO, além da escolha de conselheiros federais dos Creas do Acre (representante da modalidade industrial); Alagoas (representante do grupo/modalidade Agronomia); Amapá (representante da modalidade Elétrica); Rio de Janeiro (representante da modalidade Engenharia Civi); Rondônia (representante da modalidade de Engenharia Civil) e Sergipe (representante da modalidade de Engenharia Elétrica).

“O principal objetivo do encontro é alinhar entendimentos, padronizar procedimentos e todas as perguntas colocadas pelos representantes são importantes para esclarecer dúvidas, discutir e dialogar, e, dessa forma, aprimorar o trabalho relacionado ao processo eleitoral dos Regionais do país”, detalhou o Vice-Presidente.

Coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), o Eng. Civil Daltro Pereira destacou que o Seminário já faz parte do processo eleitoral do Sistema. “Ele já ocorre há algum tempo para fazer esse estreitamento de entendimentos entre a CEF e as comissões eleitorais regionais. Tirar algumas dúvidas técnicas e jurídicas dos coordenadores e assessores onde haverá eleições”, disse, ressaltando que o Seminário Eleitoral coincidiu com a data-limite para o envio à CEF dos nomes dos pretensos candidatos. “O plenário é irrecorrível, a última instância, e ele aprovou esse calendário eleitoral, que deve ser atentado pelos candidatos e pelas comissões regionais”.

A CEF é constituída ainda pelos conselheiros federais eng. eletric. José Miguel de Mello Lima, eng. eletric. Genilson Pavão Almeida, eng. mec. Michele Costa Ramos e eng. ftal. Ricardo Luiz Lüdke. José Miguel destacou que o seminário “é um treinamento, uma capacitação para os regionais que farão eleições em 2022”. Lembrando que esta já é a terceira votação por meio do processo virtual, ressaltou que os processos estão sendo aprimorados constantemente. “O objetivo é estimular uma maior aderência ao processo eleitoral e fazer um intercâmbio com as comissões regionais para aprimorar os processos e principalmente unificar as decisões em torno das análises feitas pelas Comissões Eleitorais Regionais quando são demandadas. Então, é preciso fazer todo esse alinhamento para as eleições de 3 de novembro”.

Com informações do Confea