Disponível em <https://crea-to.org.br/crea-to-realiza-forca-tarefa-de-fiscalizacao-em-conjunto-com-o-cau-to-e-a-prefeitura-de-palmas/>.
Acesso em 20/04/2024 às 13h34.

Crea-TO realiza Força-Tarefa de Fiscalização em conjunto com o CAU-TO e a Prefeitura de Palmas

25 de abril de 2022, às 20h54 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) iniciou uma Força-Tarefa de fiscalização de obras em Palmas, em conjunto com a Prefeitura da Capital e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU-TO), que segue até o dia 29 de abril. Juntas, as equipes de fiscalização devem visitar pelo menos 60 obras na cidade durante esta semana.

Com caráter orientativo e preventivo, a ação tem como foco assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelos Conselhos além de verificar se as obras estão de acordo com o código de postura da Prefeitura, com alvará e documentação necessária solicitada pelo município, garantindo assim a segurança da população.

“Nesta Força-Tarefa estamos buscando identificar situações em que não exista profissionais habilitados, para que possamos cobrar as adequações, garantindo assim a segurança da sociedade e a valorização do profissional devidamente competente e credenciado”, destaca a gerente de fiscalização do Crea-TO, Eng. Civil Viviane Riveros.

Durante o primeiro dia, os fiscais visitaram obras e conversaram com profissionais das construtoras responsáveis pelos empreendimentos, apurando os prestadores de serviços envolvidos na construção para, assim, identificar eventuais irregularidades.

Para o Presidente do Crea-TO, Eng. Civil Daniel Iglesias, o início das atividades de parceria entre os Conselho é algo que trará muitos benefícios aos profissionais. “Essa primeira Força-Tarefa em parceria com o CAU marca uma ampliação da abrangência do nosso trabalho em busca da valorização dos nossos profissionais. O apoio dos parceiros é algo que buscamos todos os dias, e a chegada desse novo parceiro é algo que nos deixa muito feliz”, reforça Iglesias.
Na oportunidade, as equipes de fiscalização do Crea Tocantins fixaram o primeiro Selo de Fiscalização, que atesta a presença de um profissional qualificado para executar os trabalhos de execução do projeto.

“A presença desse selo é uma forma de nós asseguramos, não apenas para nossos fiscais, mas também para a sociedade, que aquele empreendimento tem a presença de um profissional devidamente qualificado e registrado junto ao Crea, e que tem a capacidade de desempenhar suas atividades de acordo com os quesitos que são determinados pelo Conselho”, finaliza o presidente.