Disponível em <https://crea-to.org.br/crea-to-sera-beneficiada-com-quase-um-milhao-e-meio-de-reais-com-o-novo-programa-de-transferencia-de-recursos-aprovado-pelo-confea/>.
Acesso em 28/03/2024 às 23h27.

Crea-TO será beneficiado com quase um milhão e meio de reais com o novo Programa de Transferência de Recursos aprovado pelo Confea

Um dos responsáveis diretos do estudo que deu origem ao Programa foi o Superintendente Administrativo do Crea-TO, Michael Francis, tendo sido convocado pelo Confea para o Grupo de Trabalho que elaborou os termos da Resolução

25 de março de 2022, às 15h38 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Cumprindo agenda em Brasília, durante esta semana, o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), Daniel Iglesias, fez parte de um momento histórico para os Creas de todo o país. Ele participou da aprovação do novo programa de transferência de recursos do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Um dos responsáveis diretos do estudo que deu origem ao Programa foi o Superintendente Administrativo do Crea-TO, Michael Francis, tendo sido convocado pelo Confea para o Grupo de Trabalho que elaborou os termos da Rresolução.

O Programa que nasceu no Fórum que reúne os Creas da Região Norte e busca o fortalecimento, aprimoramento e aumento das ações de fiscalização do exercício e das atividades profissionais, obteve aprovação no colegiado que reúne os presidentes de todos os Conselhos Regionais e, na manhã desta sexta-feira (25), teve aprovada em Plenário Federal a resolução que o regulamenta.

“Este é um momento histórico do nosso sistema profissional. Foi um trabalho coletivo, com vontade política de realização. Tivemos um trabalho brilhante dos Creas, integrados com o Confea e, mais do que nunca, somos verdadeiramente um sistema”, celebrou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. “Um Crea com recursos é um Crea que vai atender melhor a sociedade, as instituições de ensino e os profissionais”.

O Presidente do Crea-TO falou durante uma live no perfil oficial do Conselho no instagram, sobre essa importante conquista e disse que há uma previsão para que, ainda em 2022, a gestão receba uma parte desse recurso. “Para os nossos profissionais isso significa investimento, modernização e melhorias estruturantes no atendimento do Crea. O valor de um milhão e quatrocentos mil reais, que está previsto para o nosso estado, trará melhorias para a nossa estrutura”, pontuou.

Sobre o Programa de Transferência de Recursos

Diferentemente do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu) – em que os recursos são repassados mediante submissão de projeto -, o novo programa tem caráter permanente. “Não se trata de transferência circunstancial de recursos financeiros”, disse o conselheiro federal eng. mec. Lucas Carneiro, ao ler a deliberação da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp) que encaminhou ao Plenário o projeto de resolução.

A Resolução nº 1.135/2022 será, em breve, publicada e, então, poderá ser consultada. Ela trata de forma pormenorizada do regulamento do novo Programa, trazendo, por exemplo, os critérios para distribuição dos recursos entre os Regionais. A fonte dos recursos será o superávit do Confea do ano anterior.
Em até dois meses, a Conp elaborará o Manual de Procedimentos para aplicação da Resolução nº 1.135/2022. Por compor peça que regulamenta uma resolução, o Manual será posteriormente submetido à aprovação do Plenário, quando os 18 conselheiros federais voltam a debater o tema.

Com informações do Confea