Disponível em <https://crea-to.org.br/forca-tarefa-de-fiscalizacao-do-crea-to-visitou-as-subestacoes-de-energia-de-gurupi-dianopolis-colinas-e-miracema/>.
Acesso em 16/04/2024 às 08h22.

Força-Tarefa de fiscalização do Crea-TO visitou as subestações de energia de Gurupi, Dianópolis, Colinas e Miracema

Escrito por: Gabriel Rosendo

7 de junho de 2023, às 15h30 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Os fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) realizaram dos dias 05 à 07 de Junho uma Força-Tarefa de Fiscalização em Subestações de Energia por cidades do estado. As cidades que foram fiscalizadas em suas subestações foram Gurupi, Dianópolis, Colinas do Tocantins e Miracema.

A fiscalização teve como seu objetivo verificar as empresas e profissionais habilitados, assim como verificar o bom funcionamento das mesmas, se possuem profissionais da Engenharia Elétrica devidamente habilitados, e se essas empresas possuem a documentação de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Para o Agente de Fiscalização Rauer Ferreira Borges, que esteve presente fiscalizando, “a ação fiscalizatória foi de grande importância e valia, pois tem a finalidade institucional de instruir e aproximar o regional tanto dos empreendimentos como também dos profissionais das mais diversas áreas da Engenharia como Elétrica, Civil, Produção, Segurança do Trabalho, Ambiental e Mecânica responsáveis técnicos por esses empreendimentos”, disse.

Essa Ação Fiscalizatória se destaca também pela fiscalização dos profissionais terceirizados e de empresas terceiras prestadores de serviços de engenharia nessas subestações, em que foram averiguados por exemplo manutenções nos transformadores de energia elétrica, dos elementos de controle, isolação e proteção da subestação constantes no prontuário das instalações elétricas do empreendimento.