Fortalecimento do Sistema: Crea-TO entrega carta assinada por 14 entidades de classe do Tocantins aos pré-candidatos a prefeituras do estado
6 de junho de 2024, às 14h19 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) atuou como porta-voz de 14 entidades de classe, redigindo em conjunto com essas entidades uma carta de intenções destinada aos pré-candidatos a prefeituras do estado. O documento solicita que os pré-candidatos incluam em seus planos de gestão medidas que promovam a valorização e representatividade das classes de Engenharia, Agronomia e Geociências.
No documento assinado, as entidades reforçam a importância de que as Secretarias e demais órgãos de gestão nas áreas de planejamento urbano, mobilidade, habitação, obras, saneamento, agricultura, meio ambiente e energia sejam ocupados por profissionais oriundos dos sistemas Crea/Confea, nas suas respectivas áreas de competência. “Esta sugestão pretende garantir o pleno desenvolvimento dessas áreas, explorando o potencial e a capacidade técnica dos profissionais das engenharias, agronomia e geociências”, diz um trecho da carta.
Outro trecho destaca que as entidades de classe e associações regionais, representadas pelos profissionais que as constituem, devem ter participação ativa em discussões técnicas, construtivas e decisórias em ações nos municípios do estado. “Serviços públicos, infraestruturas, drenagem urbana, segurança, sustentabilidade ambiental, energia, regularização fundiária e demais assuntos que envolvem os profissionais do sistema”, exemplifica o documento.
Segundo o presidente do Crea Tocantins, Eng. Civ. Daniel Iglesias, além de todo o trabalho realizado nacionalmente com a Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, o trabalho regional no Estado é primordial para a valorização profissional em todas as frentes. “Buscamos uma aproximação com toda a classe política em prol dos profissionais do Sistema e de toda a sociedade. Entendemos que, com ações alinhadas, conseguiremos uma transformação positiva em toda a sociedade”, ressaltou.
Pré-candidatos que receberam a carta:
Em Palmas, a carta foi entregue pelos assessores Gestora de Educação Continuada Eng. Civ. Ana Laurência, Gerente de ART Eng. Civ. Gustavo Lamas, Gestora de Qualidade Eng. Civ. Gabriela Valoes e o Assessor Vinnicius Venturini aos pré-candidatos: Deputado Federal Ricardo Ayres, Deputado Estadual Júnior Geo, Deputada Estadual Janad Valcari, Eduardo Siqueira Campos e Carlos Amastha.
O Inspetor do Crea-TO em Dianópolis, Eng. Civ. Augusto Fonseca, entregou a carta para os pré-candidatos à prefeitura de Dianópolis: Jailton Bezerra, André Vacallari, Paulo da Mega, atual prefeito e então pré-candidato José Salomão, o Presidente da Câmara Manin do Zorra, e o Eng. Civ. da prefeitura Ruan Ribeiro.
A Inspetora Eng. de Produção Marina Alves da Silva entregou a carta ao candidato à prefeitura de Divinópolis, Hélio Silvestre Teixeira.
Em Gurupi, o Inspetor Eng. Amb. Diego Rocha entregou a carta para Cristiano Pisoni, o Deputado Estadual Eduardo Fortes e para a atual prefeita e então pré-candidata, Josi Nunes.
A agente do Crea-TO, Eng. Civ. Larissa de Aguiar, entregou a carta ao pré-candidato à prefeitura de Pequizeiro, Junielton da Silva Oliveira e Jocelio Nobre. O agente Eng. Civ. José Fortunato entregou aos pré-candidatos à prefeitura de Colméia, Hernani Motta, Joctã José dos Reis e Pedro Clésio. O representante do Crea em Colinas do Tocantins, Eng. Civ. Fabiano Cravo, entregou a carta ao pré-candidato à prefeitura da cidade, Leandro Coutinho.
Associações signatárias:
– Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas (ABEE)
– Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC)
– Associação dos Bacharéis em Geografia do Estado do Tocantins (ABGEO)
– Associação dos Engenheiros do Sudeste (ADES)
– Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Tecnólogos do Estado do Tocantins (AEA)
– Associação dos Engenheiros Civis do Estado do Tocantins (AECTO)
– Associação dos Engenheiros Eletricistas do Estado do Tocantins (AEETO)
– Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Tocantins (AEP)
– Associação dos Engenheiros Sul Tocantinenses (AESTO)
– Associação dos Engenheiros Ambientais do Tocantins (AMBTO)
– Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências (AMEAG)
– Associação das Engenheiras e Engenheiros de Minas no Tocantins (ASSENTO)
– Instituto Nacional dos Profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências (INPEAG)
– Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos do Tocantins (SEAGETO)