Marca do Crea-TO para impressão
Disponível em <https://crea-to.org.br/gerencia-tecnica-do-crea-to-alcanca-resultados-historicos-em-2024-impulsionando-a-engenharia-e-agronomia-no-tocantins/>.
Acesso em 24/01/2025 às 21h11.

Gerência Técnica do Crea-TO alcança resultados históricos em 2024, impulsionando a engenharia e agronomia no Tocantins

Escrito por: Elini Oliveira

8 de janeiro de 2025, às 17h12 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A Gerência Técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) encerrou 2024 com um balanço de resultados extraordinários, marcando um ano de avanços significativos para o setor e para os profissionais da área. Desde a implantação pioneira da Certidão de Acervo Operacional (CAO) no cenário nacional até a superação do próprio recorde de emissão de Certidões de Acervo Técnico (CAT), a Gerência Técnica demonstra seu compromisso com a excelência e a eficiência.

Na foto (da esquerda para direita):  o assessor técnico estudante de engenharia civil Paulo Victor Bido Gellen, a analista do setor engenheira ambiental Vanessa Hagestedt, o gerente técnico do setor engenheiro civil  Gustavo Lamas e a analista do setor engenheira ambiental Julianne Cutrim.

O Setor de Gerência Técnica do  Crea-TO é responsável pela análise, execução de procedimentos técnico-operacionais e atendimento ao público relacionados a CAT, CAO e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Com a criação do setor de Apoio aos Colegiados em 2024, as competências de assessoria técnica às Câmaras Especializadas, Comissões e Grupos de Trabalho foram realocadas, permitindo à Gerência Técnica focar no atendimento aos profissionais e aprimorar a análise de procedimentos.

“Os resultados de 2024 demonstram o comprometimento do Crea-TO em oferecer serviços de qualidade, promover a valorização dos profissionais e impulsionar o desenvolvimento da Engenharia, Agronomia e Geociências no Tocantins”, afirma o eng. civ.  Gustavo Lamas, Gerente Técnico do Crea-TO.

Entre os resultados estratégico-operacionais de destaque em 2024, a Gerência Técnica celebrou a redução nos prazos médios de análise, fruto da otimização dos processos, proporcionando menor tempo de espera para os profissionais. Um novo recorde histórico na emissão de CATs foi alcançado, com um aumento de 20% em relação a 2023, ultrapassando a marca de 1000 certidões emitidas em um único ano. A implantação da CAO eletrônica trouxe facilidade e agilidade para as pessoas jurídicas com visto ou registro no Crea-TO.

 A execução das atividades conforme o Procedimento Operacional (PO 03) consolidou a padronização dos procedimentos e a capacitação dos servidores, reforçada pela certificação ISO 9001 obtida em 2023. O cumprimento de todas as metas do Planejamento Estratégico do Crea-TO e do Programa Fortalece, do Confea, e o aperfeiçoamento da gestão, por meio da elaboração do Plano Anual de Trabalho (PAT) e participação na proposta orçamentária para o ano subsequente, também foram marcos importantes.

Acompanhe os dados por área de atuação dentro do setor:

ART

A Área de ART (ART), responsável pela análise e procedimentos relacionados às Anotações de Responsabilidade Técnica, implementou diversas melhorias no atendimento aos profissionais em 2024. O atendimento automatizado e personalizado via WhatsApp foi aprimorado, somando-se aos canais já existentes: presencial, telefônico e por e-mail. Para auxiliar os profissionais no correto preenchimento da ART, foram ministradas palestras em eventos do Crea-TO, entidades de classe e instituições de ensino. A implantação do pagamento de ART por PIX em agosto de 2023 impulsionou significativamente a emissão de ARTs, resultando em um aumento de 28% de janeiro a fevereiro de 2024 (4.084 ARTs em 2024 contra 3.190 no mesmo período de 2023). Como resultado dessas ações, houve um aumento total de 9,40% no número de ARTs registradas em 2024.

Durante todo o ano foram 62.536 ARTs registradas, durante o ano de 2023 este número foi de 57.181 e em 2022 59.724.

Confira as ARTs registradas por modalidade:

CATs

O acervo técnico, conjunto de atividades desenvolvidas pelo profissional ao longo de sua carreira e registradas no Crea por meio de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), é certificado legalmente pela Certidão de Acervo Técnico (CAT).

Em 2024, foram solicitadas 1.439 CATs, com 1.133 emitidas no mesmo ano, representando uma taxa de emissão de aproximadamente 79%. Embora a taxa seja ligeiramente inferior à de 2023 (81%, com 1.051 emissões de 1.298 solicitações), 2024 marca um novo recorde histórico para o Crea-TO, superando pela primeira vez a marca de 1.000 CATs emitidas em um único ano, com um aumento de 20% em relação a 2023, demonstrando a regularidade e aprimoramento contínuo das análises realizadas pelo setor.

 

 Certidão de Acervo Operacional (CAO):

  • A CAO, instituída pela Resolução nº 1.137/23 do Confea, foi implantada eletronicamente em novembro de 2023.
  • Em 2023, foram emitidas 8 CAOs.
  • Em 2024, o número saltou para 149 CAOs, demonstrando o sucesso da implantação.


Chat
Estamos online das 08 às 18h!!