Marca do Crea-TO para impressão
Disponível em <https://crea-to.org.br/ii-semana-da-engenharia-do-crea-to-tem-inicio-com-palestras-e-temas-voltados-para-a-engenharia-no-estado/>.
Acesso em 26/04/2024 às 15h05.

II Semana da Engenharia do Crea-TO tem inicio com palestras e temas voltados para a engenharia no estado

Escrito por: Elini Oliveira

21 de novembro de 2022, às 20h19 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Até a próxima quarta-feira, 23 de novembro, ocorre no Hotel 10, em Palmas, a Segunda Semana de Engenharia realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO). O evento conta com a participação de doze entidades de classe do estado, com palestras de diversos temas.

Durante o primeiro dia de palestras, os participantes iniciaram a tarde  com o tema “Estruturas metálicas em situação de incêndio”, ministrado pelo palestrante Engenheiro Civil Thiago Dias de Araújo e Silva, a palestra foi oferecida pelo Instituto Nacional dos Profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. Durante a sua fala o especialista explicou sobre a importância do tema para os profissionais e as vantagens e desvantagens de se utilizar as  estruturas metálicas em obras, principalmente quando em situação de incêndio.

O Engenheiro precisa pensar em aposentadoria: 

A segunda palestra do dia foi oferecida pela Associação dos Engenheiros do Sul Tocantinense (Aesto), ministrada pela Advogada  Donatila Bertola Rêgo, falando sobre o tema “Modalidades de Contratos”.   A advogada trabalhista falou sobre os tipos de contratos aplicáveis a construção civil,  como engenheiros e empresas de construção, e a importância dos profissionais conhecerem as modalidades e estarem atentos a elas para uma futura aposentadoria.

 A Engenharia Elétrica no desenvolvimento do país:

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Tecnólogos  do Estado do Tocantins (AEA),  levou ao público o tema “A engenharia elétrica como motor de desenvolvimento do Brasil” com o Conselheiro do Crea-TO, o Eng. Eletricista George Lauro Ribeiro de Brito. A palestra fez uma contextualização histórica da regulamentação da Engenharia Elétrica no Brasil e falou da relevância da profissão no crescimento do país.

A quarta e última palestra do dia falou sobre o “Uso da metodologia  BIM para a modelagem de projetos  de segurança  contra incêndio”, com o Engenheiro Civil Kaique  Miranda Costa Lôbo, convidado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC).

Mesa de honra: 

A mesa de abertura foi composta pelo Superintendente do Crea-TO, Fred Guerra, na ocasião representando o Presidente do Crea-TO, Daniel Iglesias  e o Diretor Administrativo da Mútua, Marco Aurélio Vaz.


Chat
Estamos online das 08 às 18h!!