Disponível em <https://crea-to.org.br/noticia_antiga_1210/>.
Acesso em 11/05/2024 às 05h15.

Bacia Amazônica em pauta

27 de abril de 2017, às 14h40 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Daqui duas semanas, profissionais, pesquisadores, cientistas, políticos e representantes da sociedade civil organizada de todo o país chegarão a Manaus para participarem do Preparatório da Engenharia e da Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água. Promovido pelo Confea em parceria com o Crea-AM, a finalidade é reunir contribuições da região Norte para o maior evento global sobre a  água,  que será realizado de 18 a 23 de março de 2018 – pela primeira vez no hemisfério Sul -, em Brasília.

“Temos que chegar em 2018 com um debate de alto nível, representando bem a área tecnológica brasileira. O mundo todo estará no Brasil para discutir o futuro da água, e o Confea e os Creas são os legítimos representantes da engenharia e da agronomia nacional”, explica o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva. “Nessa agenda internacional, pretendemos demonstrar as contribuições e habilidades que os profissionais do Sistema podem dar para as áreas de planejamento e gestão, especialmente focadas no desenvolvimento, na sustentabilidade e na qualidade de vida da sociedade”.

O diferencial do evento da Região Norte é o fato de que ela abriga a maior bacia hidrográfica do mundo (Amazônica) e a maior bacia de drenagem exclusivamente brasileira (Tocantins-Araguaia). “Apesar da alta disponibilidade de água, a região ressente-se de um plano de gestão de recursos hídricos que proporcione levar água de qualidade e saneamento básico à população, e que permita a utilização sustentável desses recursos”, ressalta o presidente do Cre-AM, eng. civ. Cláudio Guenka.

A programação do preparatório de Manaus abrangerá  temas como “Recursos Hídricos – De direitos fundamentais a commodities”; “Gestão de Recursos Hídricos Transfronteiriços”; “Métodos Geofísicos aplicados à Hidroecologia e Gestão de Águas Subterrâneas”. A abertura será marcada pela conferência “Impacto das Mudanças Climáticas nos Recursos Hídricos das Amazônias (brasileira e internacional). No último dia, haverá a mesa-redonda “O Desafio para a Garantia de Acesso à Água de Qualidade” e, logo em seguida, a palestra final sobre o  8° Fórum Mundial, com representante da organização do Fórum. “Com este evento, pretendemos reposicionar a nossa região no centro da agenda internacional  no que se refere a recursos naturais e sustentabilidade”, frisou Guenka.

O Preparatório de Manaus será realizado de 10 a 12 de maio, no Tropical Manaus Ecoresort. Este será o segundo dos sete preparatórios que serão  promovidos pelo Sistema Confea/Crea e Mútua em diferentes regiões do país. “Esses encontros levam a categoria a refletir sobre a importância e a responsabilidade do nosso conhecimento e do nosso exercício profissional com relação ao maior desafio do mundo – a gestão da água. As trocas de experiência dos eventos regionais nos ajudarão a chegar ao Fórum Mundial da Água com condições de mostrar para o mundo que a engenharia e a agronomia do nosso país não ficam devendo nada às engenharias do resto do mundo”, defende o presidente do Confea.

A realização dos eventos foi definida após o Confea receber o convite de integrar a Seção Brasil do Conselho Mundial de Água, devido ao êxito da Conferência Internacional Água e Energia – novas abordagens sustentáveis, realizada pelo em 2016.

**Inscreva-se, veja a programação completa e saiba mais sobre Manaus**

HTTP://MUNDIALAGUA.CONFEA.ORG.BR

Para confirmar a inscrição no evento, será necessária a entrega de três quilos de alimentos não perecíveis no primeiro dia. Os alimentos serão doados para uma instituição de caridade.

Sobre o 8° Fórum Mundial das Águas

Criado em 1996, pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum Mundial das Águas tornou-se um ambiente de discussão em nível mundial por meio do qual são estabelecidos compromissos políticos e incentivadas ações em todos os setores da sociedade.

A edição 2018 do evento possui como tema central “Compartilhando água” e deverá reunir em torno de 30 mil representantes de mais de 100 países. O Fórum será estruturado em quatro processos: temático, discussões técnicas sobre o tema água em diversas vertentes; político, permitindo debate entre autoridades governamentais e parlamentares; regional, voltado à discussões das perspectivas sobre água nos diferentes continentes do mundo; e por fim, o grupo focal de sustentabilidade.  O evento global contará ainda com o Fórum Cidadão, que incentivará a participação popular nos debates.

O Preparatório para o Fórum Mundial das Águas, de Manaus, tem o patrocínio da Manaus Ambiental, Moto Honda, Direcional Engenharia e o apoio institucional Da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), Tropical Hotel, Amazônia Cabo e Amazon Sat. Conta ainda com a participação de entidades de classe: Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas (AEAA), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Amazonas (AEAEA), Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Amazonas (AEP-AM), Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Amazonas (APEFEA-AM), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia dos Amazonas (IBAPE/AM), Sindicato dos Engenheiros no Estado do Amazonas (Senge-AM) e Associação Brasileira do Engenheiros Eletricistas do Amazonas (ABEE-AM).

Texto: Equipe de Comunicação do Crea-AM e do Confea