Disponível em <https://crea-to.org.br/noticia_antiga_1214/>.
Acesso em 13/05/2024 às 11h34.

Crea-TO sedia encontro com gerentes de fiscalização da região Norte.

26 de julho de 2017, às 11h52 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins – Crea-TO, sediou nos dias 24 e 25 de julho de 2017, em sua sede, a reunião entre os gerentes de fiscalização dos Creas da região norte.

No primeiro dia foram tratadas questões acerca do relatório elaborado pela CGU para o Sistema Confea/Crea como um todo, com algumas recomendações que devem ser adotadas para melhorar a eficiência de forma geral. Segundo Henrique Nepomucemo, Gerente de Conhecimento Institucional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, que conduziu a reunião, o encontro visa apresentar às cinco regiões do país o referido relatório, bem como formalizar soluções que podem ser implementadas no Sistema para responder às recomendações.

Para o Conselheiro do Distrito Federal, Lúcio Ivar, o objetivo do CONFEA é fazer uma parceria com os Creas e prestar esclarecimentos sobre o relatório da CGU. “É importante que os colaboradores tenham ciência que nós estamos aqui para somar e não dividir, e principalmente ser facilitadores de todo o processo”, frisou.

Segundo Marcos Camoeiras, a equipe pretende levar até os Creas a orientação necessária para que possam melhorar e qualificar o corpo de fiscalização de todo o país. “A grande novidade é que o Confea está saindo de casa, indo nas cinco regiões brasileiras para conversar com quem faz a fiscalização e colher as experiências positivas desses Creas. E que com isso possamos melhorar a fiscalização e a defesa da sociedade”, assegurou.

Na terça-feira a pauta da discussão foi a Resolução nº 1090/2017, que trata sobre a caracterização de crimes infamantes, má conduta pública. Para o Conselheiro Federal, Ronald Santos, essas reuniões com um grupo menor de pessoas, isto é, por regiões, têm dado um retorno positivo porque os indivíduos conseguem assimilar as informações de forma mais proveitosa.

Assim como o presidente do Crea-TO, Marcelo Costa Maia, defende a importância dessa ação nos Conselhos, o gerente de fiscalização, Saulo Almeida também diz que o encontro vem para somar muito no dia a dia da fiscalização. “Acredito que sairemos desse encontro mais preparados, pois é importante a auditoria nos Órgãos para que nós possamos dar um retorno melhor para a sociedade”, afirmou.

Participaram da reunião os seguintes representantes: Saulo Almeida, Crea-TO, Odair Teles, Crea-RO; Miguel Angel, Crea-AC; Marllus Sousa, Crea-PA; Janderson Silva, Crea-RR; e Jorge Oliveira, Crea-AP.

Texto: Alyce Milhomem / Ascom CREA-TO

Revisão: Bruno Américo – Crea-AP