Disponível em <https://crea-to.org.br/noticia_antiga_1281/>.
Acesso em 14/05/2024 às 00h50.

Sessão Plenária do Confea tem participação da Mútua

13 de julho de 2018, às 18h45 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Paulo Guimarães, presidente da Mútua, acompanhou a 1465ª Sessão Plenária do Confea, nesta sexta-feira (13). Na oportunidade, o dirigente da Caixa de Assistência passou às mãos do presidente do Confea, Joel Krüger, placa alusiva aos 60 anos do Crea-SC, que havia recebido na solenidade de homenagem às seis décadas do Regional na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Guimarães representou Krüger na cerimônia.

A placa comemorativa simboliza o reconhecimento pela atuação em prol dos profissionais, empresas e entidades da área tecnológica, do desenvolvimento sustentável do país, da segurança e da qualidade de vida da sociedade. Ao receber a placa, o presidente do Confea convidou o conselheiro. Evandro Martins, que é de Santa Catarina, para compartilhar da homenagem recebida.

Também durante a reunião, o Plenário anunciou o eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha como titular da vaga que era do conselheiro eng. eletric. José Chacon de Assis, vítima de atropelamento no último dia 3. O mandato do conselheiro vai até 2020.

Chacon foi lembrado com um minuto de silêncio pelos conselheiros federais. Em reconhecimento à trajetória do profissional, a Comissão do Mérito deliberou homenageá-lo, em caráter especial, na 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Também foi registrada na Plenária a perda, no dia 5 de julho, do engenheiro civil e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Luiz Carlos Botelho.

Atuação profissional e imagem institucional
O Manual do Crédito Rural foi tema de debate entre os conselheiros. O presidente Joel Krüger elogiou o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Crédito Rural, Assistência Técnica e Extensão Rural. “É preciso destacar a efetividade do trabalho deste GT, assim como sua rápida ação em defesa da valorização profissional.”

O coordenador do Colégio de Presidentes (CP), Francisco Almeida, advertiu sobre as graves consequências de implantação do Manual Crédito, que não prevê o financiamento da assistência técnica rural, em sua última versão, publicada no dia 6 de julho. “Estamos mobilizando forças para que as Ematers [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural] também se posicionem contra a instrução normativa deste ano que inviabiliza a vida do pequeno produtor ao proibir de financiar assistência técnica obrigando o produtor a ter de contratar profissional a juros de mercado, sendo que até então podia ser feito pelo crédito rural”, disse Almeida.

Após aprovação, pelo Plenário federal, uma manifestação do Confea sobre a nova proposta de diretrizes curriculares da Engenharia será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e ao Ministério da Educação (MEC). O documento atende a uma solicitação do MEC, considerando que as diretrizes curriculares da Engenharia têm um impacto direto na formação dos profissionais, uma vez que definem os princípios, fundamentos, as condições, os procedimentos e as finalidades da graduação nessa área.

O Plenário deliberou a Política de Critérios para Participação do Confea em eventos de interesse nas áreas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências por meio da locação de estandes. A Política, elaborada com base em estudo técnico e na manifestação da área Jurídica, prevê que o Confea poderá participar de eventos organizados por entidade pública ou privada que promovam temas nas seguintes áreas de interesse: ações estratégicas do Conselho que, aprovadas pelo Plenário, importem no desenvolvimento da Engenharia, da Agronomia e das Geociências ou na unidade de ação do Sistema Profissional; bem como nos eixos temáticos do Sistema Confea/Crea que abrangem exercício e regulamentação profissional, fiscalização, ética, valorização profissional e educação continuada. O documento define critérios para locação de estandes, documentos necessários para participação do Federal em eventos e a contrapartida a ser concedida pela organização do evento ao Confea.

Outra Política deliberada foi a de Concessão de Patrocínios pelo Confea, cujo objetivo é contribuir com o fortalecimento da imagem institucional do Conselho. O documento dá transparência aos detalhes da Seleção Pública de Projeto, que consiste na divulgação de edital contendo, entre outros, os critérios e as condições para participação e a disponibilidade orçamentária, bem como os aspectos relativos à avaliação e à escolha dos projetos, eventos, exposições e publicações a serem patrocinados.

A divulgação editais de chamamento público para selecionar entidades de classe do Sistema Confea/Crea, em regime de mútua cooperação, para a consecução de atividades ou de projetos de interesse público ou recíproco; a instituição de Grupo de Trabalho Resolução nº 313/1986 e Projeto de Lei nº 2245/2007, cuja finalidade será elaborar proposta de ato normativo administrativo para alterar a referida resolução do Confea – que dispõe sobre o exercício profissional dos tecnólogos; e a criação de outro GT, cujo escopo será o Sistema Nacional de Georreferenciamento Rural e Urbano (SINGEO), foram outras definições da Sessão Plenária deste dia 13 de julho.

Fonte: Confea (com inserções)
Fotos: Confea