Disponível em <https://crea-to.org.br/noticia_antiga_1306/>.
Acesso em 04/05/2024 às 12h07.

Lideranças do Crea-AP apresentam Agenda Legislativa do Sistema Confea/Crea e Mútua aos parlamentares do Amapá no Congresso.

22 de fevereiro de 2019, às 10h25 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Como parte da programação do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, representantes do Crea-AP realizaram na manhã do dia 21/02, quinta-feira, uma Ação Parlamentar no Congresso Nacional com o objetivo de apresentar aos parlamentares representantes do Estado do Amapá no Senado e Câmara Federal a Agenda Legislativa do Sistema Confea/Crea e Mútua, visando buscar apoio em pautas de interesse do Sistema que tramitam no Congresso, como a federalização do plenário do Confea, o fim do uso da modalidade pregão para a contratação de serviços de engenharia e o reconhecimento da carreira típica de Estado para engenheiros e engenheiros agrônomos.

“Esta Ação Parlamentar promove a aproximação do Sistema Confea/Crea com os parlamentares, que além de reivindicarmos diretamente sobre as questões inerentes ao nosso Conselho, também tivemos a oportunidade de discutir sobre os problemas do nosso Estado, comentou a Coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-AP, Eng. Agr. Tânia Brito do Nascimento.

O Presidente do Crea-AP, Eng. Civ. Edson Kuwahara, enfatizou que é uma grande oportunidade para os profissionais do Sistema Confea/Crea apresentarem suas demandas que poderão refletir positivamente no aperfeiçoamento e na valorização da engenharia e da agronomia no Brasil. “Tivemos audiências com os Senadores David Alcolumbre (DEM), atual Presidente do Senado, Randolfe Rodrigues (REDE) e Lucas Barreto (PTB), bem como com as Deputadas Federais Marcivânia Flexa (PCdoB), Leda Sadala (AVANTE) e Aline Gurgel (PRB), o qual se demonstraram bastante sensibilizados e interessados em conhecer nossa agenda legislativa e nos apoiar nesta causa”, frisou o Presidente.

A ação foi liderada pelo presidente Edson Kawahara e pelo conselheiro federal Laércio Aires dos Santos e contou com as participações de lideranças como o diretor geral da Mútua do Amapá, Fernando Santos, o diretor financeiro da entidade, Coronel Frederico, os coordenadores de câmaras Tânia Brito, André Souza, George Cascaes, Mousaniel Froes e Claudio Baptistão, do coordenador da comissão do ética, Alexandre Pastana, dos representantes do Plenário do Crea-AP, José Carvalho, André Rosário e Paulo Gonçalves, dos representantes das Entidade Precursores, Moisés Araújo e Charles Reis, e demais lideranças do CONFEA.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Agenda Legislativa

A Agenda Legislativa do Sistema Confea/Crea e Mútua reúne 12 projetos de lei prioritários para a ação ao longo de 2019 e ainda informações sobre o funcionamento do Congresso e a tramitação de projetos nas duas casas parlamentares. “Temos informações sobre o arquivamento e o desarquivamento de projetos, medidas provisórias e outros aspectos do processo legislativo, o que pode contribuir muito para que as lideranças possam atuar de maneira ainda mais eficiente ao longo dos seus mandatos, em favor de uma ação parlamentar permanente”, descreve Guilherme Cardozo, Assessor Parlamentar do Confea.

Gabinete da Presidência