Disponível em <https://crea-to.org.br/noticia_antiga_377/>.
Acesso em 13/05/2024 às 09h42.

Crea do Maranhão firma convênio com Univima para realização de congresso dos profissionais

7 de março de 2007, às 5h29 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O governador Jackson Lago foi convidado para prestigiar a solenidade de assinatura de convênio entre o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão – Crea-MA – e a Universidade Virtual do Estado do Maranhão (Univima) nesta segunda-feira (12), às 9h, na sede do Conselho. O compromisso visa à realização do 6º. Congresso Estadual dos Profissionais (6º. CEP), que este ano será realizado no Palácio Henrique de La Rocque, nos dias 19 e 20 de abril, simultaneamente com os Escritórios da Univima no Estado onde existem também as Inspetorias Regionais do Crea.

Para o presidente do Crea-MA, engenheiro Raymundo Portelada, esta é a primeira vez que a instituição firma convenio com o Governo do Estado, por meio da Univima, para a realização pioneira de um evento dessa natureza. O reitor da Univima, Othon de Carvalho Bastos, ressalta que a Universidade, vinculada a atual Secretaria de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico – SECTEC tem como princípios a democratização do acesso à educação à distância, a integração entre ensino, pesquisa, extensão e tecnologia e sua articulação com a sociedade no processo de construção do conhecimento e da cultura participativa. “A Univima conta com uma estrutura tecnológica avançada, com a convergência de mídias e sistemas de ensino descentralizados, o que inclui estúdios de gravação e edição, salas de videoconferência e laboratórios avançados de informática e de produção”, disse Bastos.

Pacto Profissional e Social – O 6º. Congresso Estadual dos Profissionais – 6º. CEP, segundo o seu coordenador Estadual, engenheiro civil Francisco José Albuquerque, que é também o Superintendente do Crea-MA, tem por objetivos discutir as mudanças na legislação do Sistema Confea/Crea, com foco no desenvolvimento da engenharia no país. O chamado novo Pacto Profissional e Social será resultado de um esforço que começa em reuniões regionais, nas quais serão discutidas propostas a serem compiladas nessa 6ª edição do CNP. Em São Luís está confirmada a realização do 6º. CEP nos dias 19 e 20 de abril. Para atingir os seus objetivos, disse Albuquerque, foram adotados eixos temáticos, diretrizes gerais e os princípios éticos estabelecidos no Código de Ética Profissional da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia.

Durante o 6º. CEP serão escolhidos os delegados que participarão do Congresso Nacional dos Profissionais – 6º. CNP, de 12 a 18 de agosto, no Rio de Janeiro, evento paralelo à 64ª. Soeaa e à Feira Tecnológica. O evento servirá ainda para discussão e aprovação de propostas, que resultará na Carta de São Luís, a ser apresentada no 6º. CNP.