Disponível em <https://crea-to.org.br/noticia_antiga_387/>.
Acesso em 20/05/2024 às 16h19.

Marcos Túlio visita parlamentares e pede apoio à área tecnológica

24 de março de 2007, às 10h07 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) assegurou empenho para aprovação das matérias de interesse do Confea no Senado Federal. A declaração foi feita durante visita do presidente Marcos Túlio de Melo ao gabinete do parlamentar na tarde desta quinta-feira (22 de março).

Casagrande, que também é engenheiro, disse que vai defender, primeiramente, a aprovação do Projeto de Lei Complementar número 123, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, depois, segue para apreciação na Comissão de Assuntos Sociais da Casa. O texto prevê a federalização do plenário do Confea. \”Trata-se de uma das matérias que constam de nossa agenda prioritária para o ano\”, declarou o presidente Marcos Túlio.

Outros assuntos de interesse da área tecnológica também estão previstos para chegar ao Senado este ano. É o caso dos projetos de Lei que tratam da engenharia e arquietetura públicas e o que torna crime o exercício ilegal das profissões representadas pelo Confea. \”Quando estes projetos chegarem aqui, vindos da Câmara, me comprometo não só a acompanhar de perto, mas também a convidar o Confea para participar de audiências públicas que possam orientar melhor a mim e a meus colegas na formulação de emendas\”, sugeriu Renato Casagrande.

Ao fim do encontro, Marcos Túlio convidou o senador para ir até o plenário do conselho para uma palestra durante a próxima reunião Plenária, prevista para o final de abril. Outro convite foi para que o senador participe da WEC 2008, o Congresso Mundial da Engenharia, que será realizado em Brasília em dezembro do ano que vem.

Lei de licitações

Ainda nesta quinta-feira, Marcos Túlio de Melo foi recebido pelo deputado Federal João Almeida (PSDB-BA). O presidente do Confea foi ao gabinete do parlamentar para tratar do Projeto de Lei 7.709/2007, a nova lei de licitações. O deputado integra a Comissão Especial formada para apreciar a matéria.

O Confea participou, nesta semana, de audiência pública na Câmara para debater o assunto. Na ocasião, o presidente Marcos Túlio se declarou contrário à utilização da modalidade Pregão Eletrônico para contratação de serviços no âmbito da engenharia, arquitetura e agronomia.

A idéia do encontro foi apresentar ao parlamentar, a argumentação do conselho a respeito do assunto. \”Acho importante essa visita, até porque o assunto precisa ser mais debatido e o Confea tem sido a entidade mais ativa na discussão deste projeto\”, declarou o deputado. (Acom/Confea)