Disponível em <https://crea-to.org.br/noticia_antiga_388/>.
Acesso em 20/05/2024 às 16h19.

Curso de Reúso de Água será realizado em abril

27 de março de 2007, às 10h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RN) está com inscrições abertas para o curso de Reúso de Água, que será realizado de 18 a 20 de abril. O curso será ministrado nas dependências do CREA-RN, das 14h ás 20h30, com carga horária de 21 horas/aulas.

O objetivo é capacitar técnicos em diversos aspectos do reúso controlado de águas, desde o tratamento de águas residuárias com o objetivo de condicioná-las para as diversas possibilidades de reutilização, as técnicas e os conceitos mais modernos, os riscos e os benefícios dos impactos sobre o meio ambiente e a saúde pública.

O curso é dirigido aos profissionais dos setores de saneamento e meio ambiente, assessores, professores, consultores profissionais e técnicos de órgãos públicos ou empresas privadas e estudantes de pós–graduação ou dos últimos anos dos cursos de Engenharia Civil, Engª Química, Engª Ambiental ou Sanitária.

As aulas serão ministradas pelo engenheiro civil, Cícero Onofre de Andrade Neto, Mestre em Saneamento, Doutor em Recursos Naturais. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo Coordenador do PROSAB – Programa Nacional de Pesquisa em Saneamento Básico – e do Comitê Científico do Programa de Pesquisas do Departamento de Engenharia de Saúde Pública da FUNASA Autor ou co- autor de 13 capítulos referentes ao reúso de água, em seis livros publicados.

A taxa de inscrição (incluindo material didático e certificado) para sócio é de R$ 250,00;
não sócio, R$ 350,00; sócio estudante, R$ 125,00; e não sócio Estudante, R$ 175,00. Maiores informações pelos telefones: (21) 210.3221 R.212 (Rose) – Fax.: (21) 262.6838; e-mail: gedes@abes-dn.org.br; Telefax.: (084) 217-8362(Klébya), e-mail: abes-rn@digi.com.br: abes-rn@abes-dn.org.br

O pagamento poderá ser efetivado no local ou cheque nominal à ABES – Banco do Brasil – AG.2870-4 c/c.: 55.527-4 , cujo comprovante deverá nos ser enviado via FAX para identificação do crédito Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Reúso de águas: conceitos básicos, formas de reúso e importância Panorama internacional do reúso de águas Reúso de águas no Brasil: histórico, estudos e pesquisas, resultados Parâmetros e padrões de qualidade de água Reúso de águas no Brasil: histórico, estudos e pesquisas, resultados Parâmetros e padrões de qualidade de água Tratamento de esgotos para reúso da água Aspectos sanitários do uso de esgotos tratados em irrigação As questões básicas do reúso controlado, a dimensão e o rigor do controle Normas e critérios de de qualidade para reúso de água Uso de esgotos tratados em irrigação: particularidades e aspectos técnicos Uso de esgotos tratados em hidroponia: particularidades e aspectos técnicos Uso de esgotos tratados na indústria: particularidades e aspectos técnicos Uso de esgotos tratados em piscicultura: particularidades e aspectos técnicos.