Disponível em <https://crea-to.org.br/noticia_antiga_495/>.
Acesso em 27/04/2024 às 17h22.

Seminário nacional de acessibilidade começa quarta-feira

Escrito por: Viviane Goulart Schwabacher

16 de outubro de 2007, às 11h39 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Recife recebe, de 17 a 19 de outubro, o 3º Seminário Nacional de Acessibilidade. O evento é promovido pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas) de Pernambuco e Minas Gerais, juntamente com o Confea, com o tema \”Fácil Acesso para Todos\”.

O Seminário será no Recife Palace Hotel, em Boa Viagem, e tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar os profissionais e a sociedade sobre a importância e as formas de aplicação das questões e normas relativas à acessibilidade. No evento, serão discutidas estratégias que favoreçam a inclusão espacial e social de pessoas com deficiência permanente ou temporária, e também as que possuem mobilidade reduzida.

Durante todo o Seminário, serão quatro painéis e uma mesa redonda, num total de 16 temas. O evento começa às 19h, com abertura pelo vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira. Também terão a palavra os presidentes do Crea-PE, Roberto Muniz; do Crea-MG, Gilson de Carvalho; do Confea, Marcos Túlio de Melo; do Crea-DF, Lélia Barbosa e da Mútua, Ângelo Costa Neto.

No segundo dia (18/10), o horário de início é 8h30min . No painel 2, que trata sobre Acessibilidade Urbana e em Edificações, a arquiteta e coordenadora do GT sobre Acessibilidade de Passageiros do Sistema de Transporte Aquaviário, do Comitê Brasileiro de Acessibilidade, Ângela Werneck, falará sobre as questões relativas à Acessibilidade no Transporte. Para falar sobre Acessibilidade em Habitações de Interesse Social, a convidada é Silvana Cambiaghi. A palestrante é arquiteta e professora dos cursos de Acessibilidade na Fupam-FAUUSP e Senac, além de desenvolver um trabalho intersecretarial na Prefeitura do Município de São Paulo, sobre a questão da acessibilidade ao meio físico.

Na sexta-feira (19/10), também começando às 8h30min, no painel 3 sobre Esportes, Lazer e Saúde Acessíveis, a professora e mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, Simone Sansiviero, que também atua no mercado de consultoria e pesquisa principalmente nos temas: hospitalidade, hotelaria, lazer, acessibilidade e motivação, fala sobre Turismo, Lazer e Acessibilidade. No mesmo módulo, o professor Jacques Lazarotto – que já foi palestrante da 2ª edição do Seminário – vai tratar sobre o tema Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. No painel 4 de Segurança, Educação e Tecnologia Inclusivas, a pesquisadora do Laboratório de Experimentação Remota da Universidade Federal de Santa Catarina (RexLab-UFSC), Andréa Miranda, dá foco à Acessibilidade Digital.

Também serão tratados assuntos como Desenho Universal, Esportes Para-Olímpicos, Arquitetura Democrática, Educação Inclusiva: da Pré-escola à Universidade, Acessibilidade Urbana e Patrimônio Cultural, entre outros. A mesa redonda trará o tema Atuação de Órgãos Públicos, com a participação do Crea-PE, Confea, Prefeitura do Recife, Ministério das Cidades, Ministério Público Federal do Estado de Pernambuco, Ministério Público de Pernambuco e Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência.

FONTE: Ondine Bezerra/Crea-PE