Disponível em <https://crea-to.org.br/noticia_antiga_570/>.
Acesso em 02/05/2024 às 16h20.

Crea-CE inaugura nova sede

14 de março de 2008, às 9h50 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-CE inaugura na próxima terça-feira (18), a sua nova sede. O novo estabelecimento foi montado no prédio totalmente reformado do antigo San Pedro Hotel, no centro da cidade de Fortaleza.

Durante 30 anos, o Crea-CE funcionou em vários pontos do centro da cidade. A decisão de voltar deve-se à política de valorização da área central da capital cearense, adotada pelas duas últimas gestões do Conselho Regional de Engenhara, Arquitetura e Agronomia do Ceará..

O edifício do antigo San Pedro Hotel, com 11 andares, foi inaugurado em 29 de maio de 1959, tornando-se um dos endereços mais chiques e concorridos da cidade na década seguinte. Nos apartamentos refrigerados do San Pedro, repousaram beldades, artistas de rádio, jogadores de times famosos, turistas do Brasil e do mundo. Em 1990, o hotel fechou as portas, e o prédio passou a ser ocupado pela Secretaria de Indústria e Comércio do Ceará até 1999.

O edifício foi vendido ao Crea-CE em 3 de Julho de 2003. A transação foi fechada entre Empreendimentos Lazar e o Conselho Regional, com o então presidente eng. civil Otacílio Borges Filho. O prédio passou por uma reforma completa em toda a sua estrutura, dependências e equipamentos, como os elevadores, central de ar, instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias e do sistema de segurança.

As intervenções de engenharia e arquitetura incluíram a recuperação estrutural dos pilares no subsolo, retirada de paredes internas e redução da carga do edifício, com a retirada de 50 toneladas de material e utilização de concreto leve e paredes de gesso e vidro. Outras intervenções, embora bastante simples, foram de resultado significativo, como a renovação das fachadas, obtida por simples lavagem das partilhas de revestimento.

Conforto e acessibilidade

Todas as modificações foram feitas visando criar um ambiente adequado para o funcionamento do Crea-CE, com conforto aos profissionais do Sistema Confea/Crea, funcionários e público em geral, atendendo às normas da acessibilidade aos portadores de deficiências. Além das instalações do Conselho Regional, deverão funcionar no prédio um centro de software para exportação (Secitece), um núcleo de inovação tecnológica (Crea/ABNT), telecentro, sala especial para os profissionais, centro de qualificação e requalificação profissional, centro cultural, centro interativo de tecnologia, Museu da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-CE/Confea), Escritório de Tecnologia Social (Crea-CE/UFC), Crea Júnior, exposição permanente de tecnologias de energia alternativa, entidades de classe e a Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais.

* Coordenadoria de Comunicação do Crea-CE