Disponível em <https://crea-to.org.br/primeira-eleicao-online-do-crea-tocantins-tem-numero-recorde-de-votantes/>.
Acesso em 27/07/2024 às 05h22.

Primeira eleição online do Crea Tocantins tem número recorde de votantes

Escrito por: Da Redação

20 de novembro de 2023, às 17h46 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

As Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua tiveram recorde de participação em 2023 com mais de 140 mil votantes na primeira eleição online. No Tocantins, 2.213 profissionais (49,39% dos aptos) exerceram o seu direito de voto.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia Agronomia e Geociências do Tocantins (Crea-TO) Professor Daniel Iglesias foi reeleito ao cargo com 60,71% (1.307) dos votos válidos. Sobre o número de participação dos profissionais do Estado, o presidente reeleito destacou que esse aumento se deve a maior participação dos engenheiros, agrônomos e geocientistas nas ações e projetos do Regional.

Presidente reeleito do Crea-TO, Eng. Civ. Daniel Iglesias.

“Concluo em 2023 o meu primeiro mandato que durou três anos, e nesse período sempre que tive contato com os profissionais seja nos eventos do Conselho, na Sede ou universidades, reforcei que a mudança e melhorias no mercado regional dependem de um Conselho forte, e isso se faz com a união da classe”, explica.

Eleito para diretor geral da Mútua-TO com 39,77% (836) dos votos válidos, o engenheiro ambiental Fred Anders reforça que a sua proposta de gestão envolve o atendimento aos profissionais e as entidades de classe. Soma-se ainda a necessidade de levar a Mútua-TO a todos os cantos do estado, para que os profissionais e futuros profissionais conheçam e possam ingressar na Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

E com 63,20% (1.245) dos votos válidos, a Engenheira Agrônoma Cleonice Barbaresco foi eleita para a Diretoria Administrativa da Mútua-TO, e destaca seu objetivo de articular estratégias para fomentar políticas classistas que favoreçam os anseios dos profissionais registrados no Sistema. Ampliar a abrangência da Mútua para todo o Estado do Tocantins e desenvolver parcerias com as Instituições também esteve entre as propostas da candidata eleita.

Perfil dos candidatos eleitos:

Presidente do Crea-TO: Daniel Iglesias é paulista de São Caetano do Sul, tem 46 anos, é graduado em engenharia civil pela Universidade Mackenzie de São Paulo, possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior, mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e faz doutorado em Estruturas de Grandes Obras na Universidade de Porto, em Portugal. Em 2005 chegou a Palmas, onde montou sua construtora, Daniel Iglesias Projetos e Construções, com foco principal em construções residenciais. No Tocantins, passou depois a se dedicar à carreira acadêmica, ministrando aulas na UFT, Ulbra, ITPAC, além de realizar palestras em diversas instituições. Foi eleito presidente do Crea-TO para mandato 2021 a 2023.

Diretor Geral da Mútua-TO: Fred Anders é graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins – UFT e graduando em Agronomia pela UNITPAC (com passagem pelo IFTO – Lagoa da Confusão). Atua com consultoria ambiental, voltada ao setor agrícola, e possui expertise em limpeza urbana. Paralelo ao exercício profissional, Fred Anders foi conselheiro regional do CREA-TO (2015-2020) e esteve no exercício da presidência do Conselho por 3 meses em 2020.

Diretora Administrativa da Mútua-TO: Cleonice Barbaresco é graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade do Tocantins (UNITINS/TO). Trabalhou como Diretora da Escola Municipal Prof° Joel Ferreira Soares, foi Instrutora de Cursos de Orientação Técnica pelas Entidades: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA. Esteve como Conselheira do CREA e Coordenadora Adjunta da Câmara de Agronomia (2014 a 2015), Conselheira Titular do CREA e Membro Efetivo da Câmara Especializada de Agronomia (2020 a 2022), Perita Judicial cadastrada “E-PROC” e atuante do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (desde 2017), e atualmente é Servidora Pública Estadual de Carreira lotada na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – ADAPEC/TO, cidade de Gurupi – TO.

Sobre as Eleições:

As Eleições Gerais foram realizadas no dia 17 de novembro de 2023, pela primeira vez em formato online pelo site votaconfea.com.br, no horário de Brasília-DF. Ao todo foram 88 cargos escolhidos pela internet, já que os Creas deverão eleger o diretor financeiro de cada Mútua Regional até o dia 3 de dezembro. O pleito alcançou uma participação recorde com 141.784 eleitores, representando 19,17% do total de um universo de 739.428 habilitados para exercer o direito de voto.

No comparativo entre 2020, quando as eleições foram presenciais, e 2023, o número de votantes saltou de 62.289 para 141.784, registrando um crescimento de 128%.