Marca do Crea-TO para impressão
Disponível em <https://crea-to.org.br/segundo-dia-da-iii-secto-e-marcado-por-painel-energia-e-sustentabilidade/>.
Acesso em 26/06/2026 às 03h23.

Segundo dia da III SECTO é marcado por painel “Energia e Sustentabilidade”

Programação contou também com sorteio de brindes para os profissionais presentes.
Escrito por: Gabriel Rosendo

22 de novembro de 2023, às 16h59 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Continuando a programação da III Semana da Engenharia do Tocantins – SECTO, na noite desta terça-feira (21/11) aconteceu no auditório do Hotel 10, em Palmas, o segundo dia de programação do evento, que contou com o painel “Energia e Sustentabilidade” trazendo palestras voltadas para a área de energia sustentável e meio ambiente.

Na primeira palestra do painel, o Eng. Eletric. João Carlos Sarri, do Sindicato dos Engenheiros e Geólogos no Estado do Tocantins (Seageto) trouxe como tema em sua palestra “Segurança nas instalações elétricas”, seguida da palestra do Eng. Civ. Jonathan Joaquim de Morais, da Associação de Engenheiros Ambientais do Tocantins (AMBTO), que abordou “orçamentação em serviços ambientais”.

Em sua palestra “Energia e Sustentabilidade: a utilização de inteligência artificial na área da engenharia elétrica”, o Prof. Dr. Eng. Eletric. Alex Vilarindo Menezes, da AESTO, que abordou as funcionalidades de IA, como técnicas para facilitar o manuseamento de estruturas elétricas.

Seguindo a programação do painel, na penúltima palestra ministrada pelo Eng. Eletric. André Luiz Batista da Silva, representando a Associação dos Engenheiros Eletricistas do Tocantins (AEETO), foi apresentado sobre tecnologia residencial, área já familiar do palestrante que atua com planejamento e execução de obra em iluminação, força e controle.

A quarta palestra foi realizada pelo Eng. Eletric. Leonam Firmo, da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – ABEE –TO, que trouxe o tema “Energia Sustentável: Desafios e Oportunidades para um futuro mais verde”. O palestrante destacou sobre como é essencial discutir esse tema atualmente, visto as mudanças climáticas. Foi levantado pelos participantes também durante o debate questões como a implantação de energia eólica no mar, que traz questões como o estudo dos impactos ambientais relacionados a questão marinha, investimentos em energia solar e tendências no mercado brasileiro de energia sustentável.

Para finalizar a noite o Eng. Civil Jonathan Joaquim de Morais, representando a Associação dos Engenheiros Ambientais do Tocantins (AMBTO), palestrou sobre Orçamentação em serviços ambientais. Os profissionais presentes participaram da discussão, além de terem um momento de troca de experiências na área debatida. Logo após o final do debate/palestra, também houve o sorteio de brindes.

A programação da III Semana de Engenharia do Tocantins segue até esta quarta-feira (22/11), onde fecha a semana com o painel “Agropecuária”.