Disponível em <https://crea-to.org.br/com-a-implantacao-do-pix-o-numero-de-arts-emitidas-aumentou-28-em-relacao-ao-mesmo-periodo-do-ano-passado/>.
Acesso em 27/07/2024 às 04h24.

Com a implantação do PIX, o número de ARTs emitidas aumentou 28% em relação ao mesmo período do ano passado

9 de fevereiro de 2024, às 17h08 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Implantado em agosto de 2023, o método de pagamento PIX já apresenta números significativos no atendimento aos profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO). No setor de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), foram emitidas 4.084 ARTs de janeiro a fevereiro de 2024. No mesmo período do ano passado, esse número era de 3.190, representando um aumento de 28%. Na semana pré-carnaval de 2023 (antes do PIX), 674 ARTs foram emitidas no Conselho, e na mesma semana de 2024, esse número subiu para 708, um aumento de 5%.

Os números refletem a agilidade no atendimento dos serviços do Conselho para os profissionais. “Isso diminuiu o atendimento via WhatsApp e o número de ligações feitas para o nosso setor, resultando em mais tempo para análises e protocolos no setor de Anotação”, explica o Gestor de ART, Eng. Civ. Gustavo Lamas.

A Gerente do Setor Financeiro e uma das idealizadoras do uso da ferramenta no Crea, Eng. Civ. e Contadora, Katianne Paiva, avalia a implantação como uma grande modernização do serviço público. “Os retornos bancários, eles eram manuais. A gente chegava, entrava no acesso da empresa, baixava um por um e lançava no sistema do banco também manualmente. A partir da implantação do Pix, tudo passou a ser automático, com retorno de até 15 minutos para o profissional”, explica.

“A opção facilita as atividades no dia a dia do profissional”, afirmou o presidente do Crea-TO, Eng. Civ. Daniel Iglesias, destacando a relevância dessa iniciativa para simplificar a vida dos profissionais e promover maior agilidade no processo de pagamento da ART. “O PIX representa mais um passo em direção à modernização e eficiência que buscamos no Crea Tocantins”, ressalta.

A iniciativa foi elogiada pelos profissionais, como no caso da Eng. Civ. Kayla Marissa Fonseca, residente em Palmas. Ela relata que utilizou o pagamento via PIX recentemente para uma emissão de ART e se surpreendeu com a rapidez da emissão. “Eu achei que o PIX facilitou muito a vida dos profissionais, trazendo mais agilidade para o nosso trabalho como engenheiros”, conta.