CREA-TO e CREA-JR/TO unem forças com alunos de Engenharia Civil da UFT em ação solidária no Hemocentro
1 de novembro de 2024, às 17h39 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Em uma iniciativa que demonstra o compromisso com a sociedade e o desenvolvimento da cidadania, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO), em parceria com o CREA-JR TO e o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou uma ação de doação de sangue no Hemocentro de Palmas. A atividade, que contou com a participação de alunos e professores, teve como objetivo fortalecer o banco de sangue local e promover a cultura da solidariedade entre os futuros engenheiros.
A professora Enicleia Nunes, coordenadora do curso de Engenharia Civil, destacou a importância da iniciativa para a formação dos alunos: “Essa atividade que a gente está desenvolvendo hoje aqui no hemocentro faz parte da disciplina de práticas extensionistas, que tem como objetivo trazer os alunos da sala de aula direto para a sociedade, trazendo alguma contribuição social. Justamente para contribuir na formação cidadã e humana dos acadêmicos. E aí, nesse sentido, nós incentivamos eles a virem aqui fazer a doação de sangue, trazer essa contribuição social, até porque nós vimos recentemente, né, por meio da mídia que o banco de sangue aqui do Hemocentro estava praticamente zerado”, explicou.
Para Vinnicius Venturini, coordenador do CREA-JR TO e assessor do CREA-TO, a ação representa um marco importante na parceria entre as instituições: “A importância, assim, majoritariamente falando, é em relação à união dos acadêmicos, uma vez que a gente está aprimorando, aproximando os acadêmicos do primeiro período com o pessoal dos primeiros períodos também, que são os calouros e a turma de prática extensionista. São os alunos que estão entrando agora no curso, e já tem esse contato com a preservação da vida, com a doação de sangue e também já aproximando do nosso Conselho. Espero que seja o primeiro encontro de vários que iremos realizar”, ressaltou.