Marca do Crea-TO para impressão
Disponível em <https://crea-to.org.br/duvidas-sobre-registro-profissional/>.
Acesso em 28/03/2024 às 09h43.

Dúvidas Sobre Registro Profissional

Como faço para me registrar no Crea-TO?

Para solicitação do registro profissional, seja o definitivo com apresentação de diploma ou o provisório com  apresentação de declaração de conclusão, o profissional deve preencher o formulário de solicitação com seus dados cadastrais e anexar a documentação necessária, conforme detalhado neste link.

 

2. Quais profissionais podem se registrar no Crea-TO?

Os profissionais egressos dos cursos das áreas da Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica, Ambiental, Química, Minas, entre outros), Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além dos formados em cursos de Tecnologia dessas modalidades, ligados às áreas fiscalizadas pelo sistema Confea/Crea. O curso e a instituição de ensino devem estar cadastradas no Crea da jurisdição onde for solicitado o registro profissional.

Verifique na tabela de títulos da Resolução nº 473/02 do Confea, se o seu título profissional é passível de registro no Crea.

 

3. Qual a documentação necessária para solicitar o registro?

Para informações sobre a documentação necessária, clique aqui.

 

4. Quanto tempo leva para a emissão do meu registro?

Após realizado o protocolo pelo interessado com a apresentação de documentação e pagamento das taxas, o Crea-AP realiza diligência junto à instituição de ensino a fim de obter informações acerca da veracidade do diploma/certidão de conclusão e solicita também a lista de formandos. Obtidas as informações, o prazo para efetivação do registro leva em média 05 (cinco) dias úteis. Vale ressaltar que, dependendo a disponibilidade da instituição de ensino em atender ao solicitado pelo Crea-AP, o prazo pode se estender.

A efetivação do registro se dá após o pagamento da anuidade, que é emitida feita toda a tramitação acima descrita. Realizado o pagamento, o profissional é comunicado através de e-mail para comparecer a sede do Crea-AP para coleta de foto, assinatura e emissão da carteira profissional.

 

5. Como solicito meu visto profissional e qual a documentação necessária?

O visto profissional pode ser solicitado acessando este link , preenchendo os campos com seus dados cadastrais e anexando a documentação informada na tela.


Chat
Estamos online das 08 às 18h!!