Disponível em <https://crea-to.org.br/noticia_antiga_392/>.
Acesso em 16/09/2024 às 16h57.

Curso de avaliação de imóveis urbanos acontece em Pau dos Ferros

Escrito por: Viviane Goulart Schwabacher

2 de abril de 2007, às 10h04 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) inicia nesta segunda-feira (02), em Pau dos Ferros, curso de “Inferência Estatística – Fundamentos e Aplicações Práticas à Avaliação de Imóveis Urbanos”. O público alvo são os profissionais de engenhariam e arquitetura.

O curso tem um enfoque totalmente prático, com abordagem dos conceitos através de exemplos selecionados do mercado imobiliário, destacando a interpretação dos resultados através de programa aplicativo. O objetivo é aprofundar conhecimentos quanto ao uso de modelagens estatísticas aplicada à Engenharia de Avaliações e rever conceitos em conformidade com as exigências da norma técnica NBR 14.653, com ênfase para a Parte 2 – Avaliação de Imóveis Urbanos.

A carga horária é de 24 horas As aulas serão ministradas pela arquiteta Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira, mestre em Engenharia Civil e Urbana na Escola Politécnica da USP, pós-graduada em avaliações e perícias de engenharia, e professora em cursos de especialização e de pós-graduação co-relatora da norma para avaliação de imóveis urbanos do IBAPE/SP. Ana Maria é tida como uma das maiores autoridades no assunto.

O programa aborda os seguintes temas: Procedimentos metodológicos; Tratamento dos Dados; O Modelo de Regressão Linear; Como Incorporar Variáveis no Modelo; Análise de Regressão com Variáveis Dicotômicas;Testes de Hipóteses; Análise dos Pressupostos Básicos do Modelo; Outliers e observações influenciantes; Intervalo de Confiança e Campo de Arbítrio; Extrapolações; laudos de avaliação; e Aplicabilidade.