Disponível em <https://crea-to.org.br/noticia_antiga_426/>.
Acesso em 18/10/2024 às 06h16.

Fórum dos Conselhos propõe Censo Nacional de entidades

4 de julho de 2007, às 1h03 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Um Censo Nacional dos Conselhos Profissionais. Essa foi uma das propostas apresentadas no Pautar Brasil, evento que, em maio, reuniu representantes de vários conselhos profissionais para debater e mostrar à sociedade a importância dos conselhos no cenário nacional. No último dia 3, o secretário executivo do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas, Jenner de Moraes, esteve no Confea para prestar contas do evento e mostrar ao presidente Marcos Túlio de Melo algumas das propostas encaminhadas.

Com o objetivo de conhecer a realidade de cada Conselho Profissional, o presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social (IBDES), Heitor Kuser, um dos parceiros do Pautar o Brasil, procurou mostrar a importância de realizar o censo nos conselhos. No caso do Confea, por exemplo, isso significaria mapear 27 regionais, 480 inspetorias, além das entidades ligadas ao Sistema Confea/Crea. “Nenhum conselho conhece hoje sua força de trabalho”, defendeu Kuser.

Kuser: “Conselhos desconhecem sua força de trabalho”
Ele ressaltou que, a partir da realização do censo, será possível informatizar e cruzar dados de fundamental importância tanto para a gestão das organizações como para o conhecimento da realidade dos profissionais registrados. Segundo Kuser, o trabalho possibilitará o desenvolvimento de outros produtos, como, por exemplo, o Sistema Nacional de Estatística.

O presidente Marcos Túlio se mostrou simpático à idéia e ressaltou que o Confea já tem trabalhado nesse sentido. “Temos introduzido alguns instrumentos gerenciais, além da informatização das informações dos profissionais, por meio do Sistema de Informações (SIC), o que possibilitará, futuramente, o cruzamento de informações dos profissionais”, sublinhou, sugerindo uma conversa com o gerente de Tecnologia e Modernização do Confea, Edson Melo, para aproveitar, nesse processo, o trabalho já realizado.

Para conhecer melhor as propostas do Pautar Brasil, acesse o site do evento: http://www.ibdes.org.br/pautarbrasil/

Fonte: Mariana Zanatta – Acom Confea