Disponível em <https://crea-to.org.br/presidente-daniel-iglesias-assume-coordenacao-do-colegio-de-presidentes-do-sistema-confea-crea/>.
Acesso em 18/10/2024 às 04h15.

Presidente Daniel Iglesias assume coordenação do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea

Escrito por: Elini Oliveira

28 de junho de 2024, às 14h04 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), engenheiro civil Daniel Iglesias, assumiu a coordenação do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua após o licenciamento para interesses particulares da presidente do Crea-AL, engenheira civil Rosa Tenório.

O Colégio de Presidentes é um fórum consultivo do Sistema Confea/Crea e Mútua, constituído pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pelos presidentes dos Conselhos Regionais e pelo presidente da Mútua. Seu objetivo é promover a unidade de ação no funcionamento do Sistema e uniformizar procedimentos, visando à maximização da eficiência e da eficácia.

Uma das atribuições do Colégio de Presidentes é manifestar-se sobre consultas encaminhadas pelo Confea, por meio de propostas direcionadas aos Creas. O colegiado se reúne periodicamente para discutir temas relacionados à área tecnológica, bem como assuntos institucionais e políticos pertinentes ao Sistema.

Como coordenador, o presidente do Crea-TO está em Brasília esta semana, representando todos os presidentes do Sistema nas Plenárias 1677ª, 1678ª e 1679ª. Além disso, no último CP, realizado no estado do Pará, Daniel Iglesias já havia assumido a coordenação.

“O CP é um fórum de grande relevância para a troca de experiências e discussão de políticas que visam o avanço da engenharia no Brasil. Este é um passo muito importante para o estado do Tocantins, pois é a primeira vez que o presidente do Crea-TO é coordenador do Colégio de Presidentes. Isso é um reconhecimento do trabalho do nosso Conselho Regional”, declarou o presidente do Crea-TO.