Disponível em <https://crea-to.org.br/profissionais-do-tocantins-celebram-aprendizado-e-networking-na-soea-2024/>.
Acesso em 15/10/2024 às 21h21.

Profissionais do Tocantins celebram aprendizado e networking na SOEA 2024

Engenheiros destacam a importância da troca de conhecimento e o fortalecimento da classe em evento nacional

15 de outubro de 2024, às 13h21 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) foi palco para a troca de experiências e o aprimoramento profissional de diversos engenheiros e agrônomos do Tocantins. Entre os participantes, Gean Frank Faustino, Dyego Santana Reis e Yasmin Abreu, alguns dos representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), compartilharam suas impressões sobre o evento.

O engenheiro de Minas Gean Frank Faustino, participou pela primeira vez da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) e se mostrou entusiasmado com a experiência. O evento, realizado em Salvador reuniu profissionais de diversas áreas da engenharia e da agronomia para debater temas relevantes para o setor.

“Não tinha noção da grandiosidade do SOEA e fiquei bastante impressionado com a riqueza dos conteúdos apresentados nas palestras e mesas redondas”, afirma o engenheiro. “As oportunidades de networking e troca de experiências com outros profissionais foram fundamentais para meu crescimento profissional.”, pontua.

O engenheiro destaca a palestra do ex-presidente do CONFEA, Henrique Luduvice, sobre a participação do sistema CONFEA/CREA nas políticas públicas nacionais voltadas para a prevenção de desastres. “A abordagem crítica e propositiva do tema foi muito importante para entendermos o papel do engenheiro na sociedade e os desafios que enfrentamos”, comenta. “O 79º SOEA superou minhas expectativas. A qualidade das palestras, a organização do evento e o conteúdo dos stands foram excepcionais”, completa

Dyego Santana Reis, engenheiro de Produção, Ambiental e Segurança do Trabalho, destacou a oportunidade de aprofundar conhecimentos em temas como desenvolvimento “foi inspirador ouvir sobre as iniciativas em cidades inteligentes, que demonstram como a tecnologia pode ser uma aliada na criação de ambientes urbanos mais eficientes e resilientes. O evento também possibilitou discussões técnicas sobre as especificidades da atuação da Engenharia Industrial, temas relevantes os quais foram possíveis verificar a combinação entre minhas áreas de atuação, como a engenharia de produção  e ambiental, permitindo uma visão integrada sobre o papel da Engenharia em projetos mais sustentáveis. Acredito que essa integração é fundamental para que possamos enfrentar os desafios  de forma coordenada e inovadora. Sair desse espaço com novas ideias e uma rede de contatos fortalecida foi extremamente gratificante. A troca de perspectivas com outros profissionais reforça a importância de unirmos nossos esforços, sobretudo quanto ao protagonismo que deve ocupar a classe de Engenharia quando o assunto é construir soluções mais sustentáveis e eficientes para a sociedade”, afirma.

Yasmin Abreu, engenheira agrônoma e conselheira do Crea-TO, participou de diversas palestras e painéis voltados para sua área de atuação, como licenciamento ambiental e desenvolvimento florestal. “Como conselheira e membra do comitê mulher Crea Tocantins, participei das programações do painel do Programa Mulher para as perspectivas pro próximo ano, assim como também participei de de diversas palestras voltadas para minha área de atuação, como a de licenciamento ambiental, desenvolvimento florestal e políticas públicas, desafios e oportunidades nas profissões. Foi um momento ímpar para mim como profissional e representante do conselho, sem falar na troca cultural que pudemos presenciar com todos ali presente. É um evento sem dúvida bastante importante para nós profissionais do sistema. E ver que o Crea-TO tem bastante visibilidade neste evento é mais marcante ainda”, comenta.