Anotação de Curso / Inclusão de Título – Profissional
O QUE É INCLUSÃO DE TÍTULO?
Profissionais que já possuem registro no Crea poderão incluir novos títulos em seu registro. Os cursos de nível superior ou médio de técnico (apenas segurança do trabalho), graduação ou educação profissional em seus níveis técnico ou tecnológico, realizados no País ou no exterior poderão ser anotados conforme resolução 1007/2003 do CONFEA.
Para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho deverá ser observada a carga horária mínima de 600 horas, bem como o início do curso prévio à colação de grau do curso previamente registrado.
A inclusão de título gera ainda a possibilidade de inscrição na carteira nacional do curso desejado.
LEGISLAÇÃO
Lei 4950-A de 22 de abril de 1966. (Clique Aqui)
Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966. (Clique Aqui)
Resolução nº 1.007, de 5 de dezembro de 2003 do CONFEA. (Clique Aqui)
Resolução nº 473 de 26/11/2002 do CONFEA.
Resolução Nº 1073 DE 19/04/2016 do CONFEA.
Resolução 1066/15 do CONFEA. (Clique Aqui)
Resolução 1.059, de 28 de outubro de 2014.
Resolução nº 1.067 de 2015.
Decisão PL-1642/2020. (Clique Aqui)
QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A ANOTAÇÃO OU INCLUSÃO?
Para anotação de curso e inclusão de título é necessária a apresentação dos documentos abaixo relacionados:
- REQUERIMENTO preenchido e assinado pelo profissional (disponível no site do CREA-TO: Clique aqui);
- CERTIFICADO/DIPLOMA frente e verso com assinatura da instituição de ensino ou identificação eletrônica pela qual seja possível conferir a validade; Só serão objeto de anotação os cursos de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu (mestrado e doutorado), com carga horária mínima de 360 horas, e que sejam das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.
- CERTIFICADO/DIPLOMA DE GRADUAÇÃO frente e verso com assinatura da instituição de ensino ou identificação eletrônica pela qual seja possível conferir a validade;
- HISTÓRICO ESCOLAR frente e verso com assinatura da instituição de ensino ou identificação eletrônica pela qual seja possível conferir a validade;
OBS: O título de engenheiro (a) de segurança do trabalho só será concedido a engenheiros previamente registrados no Crea e o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho deverá possuir carga horária mínima de 600 horas (Não confundir com simples pós-graduação em Segurança do Trabalho, que além de não ter carga horária mínima, não possui a titulação “Engenharia”, e deverá ser adicionado como anotação de curso);
Para o curso de Georreferenciamento poderá ser solicitada a Certidão que será cobrada à parte.
COMO SOLICITAR A INCLUSÃO/ANOTAÇÃO?
Ambos os serviços deverão ser solicitados mediante protocolo. Todos os documentos necessários deverão ser encaminhados por meio do Sistema SITAC, não sendo aceitos documentos encaminhados pelo WhatsApp nem por e-mail.
O profissional deverá entrar no Ambiente Do Profissional (Clique Aqui), acessar a área de "Protocolos" e ir em “Cadastrar Protocolo”, indicar o Grupo de Assunto “Profissional”, selecionar a opção desejada e anexar os documentos necessários.
MODELOS - DOCUMENTOS
REQUERIMENTO: (Clique aqui);
QUAL O TEMPO MÉDIO PARA A ANOTAÇÃO DE CURSO/INCLUSÃO?
A solicitação de registro e os documentos encaminhados são analisados em até 2 (dois) dias úteis. Caso falte algum documento será gerada uma diligência para ser respondida pelo profissional, que deverá anexar o documento requerido ou apresentar a informação solicitada. Assim que a diligência for respondida pelo profissional e/ou estando todos os documentos corretos, o processo é encaminhado para o setor de Análise de Atribuições, onde há a avaliação da compatibilização do histórico escolar com as atribuições devidas conforme o título profissional. A análise é feita em até 5 dias úteis após a identificação do pagamento das taxas. A baixa do pagamento é automática, feita pelo sistema, não sendo possível a baixa manual pelo encaminhamento de comprovante de pagamento. Deferido o registro pelo setor de análise, este será feito em até 2 dias úteis.
A INCLUSÃO DE TÍTULO GERA ALGUM CUSTO?
A solicitação de Inclusão de Título gera a taxa de expedição de carteira no valor de R$ 54,60 reais.
A INCLUSÃO DE TÍTULO GERA ALGUM CUSTO?
A solicitação de Anotação de Curso não gera taxa, sendo este um serviço gratuito.
ME INFORMARAM QUE MEU PROCESSO ESTÁ EM DILIGÊNCIA, COMO FAÇO PARA ANEXAR OS DOCUMENTOS QUE FORAM SOLICITADOS?
Para anexar os documentos ao protocolo basta entrar no ambiente do profissional (https://servicos-crea-to.sitac.com.br/), clicar no botão vermelho que exibe a mensagem “Despacho (s) pendente (s) de resposta (s) ”, localizar o protocolo e ir em “Ver item”, ou localizar o protocolo na aba de “Protocolos”, “Pesquisar protocolos” e inserir o número relativo ao processo (também poderão ser acessados entrando na página principal - abaixo de “Endereços”, acessando a aba “Protocolos” (não confundir com a aba do início da página, a opção correta estará no canto inferior esquerdo em azul claro), clicar em “Ver item” no protocolo correspondente). Será aberta uma nova página onde poderão ser anexados quantos documentos forem necessários, bastando selecionar o botão “Novo Arquivo” para adicionar mais de um, e preencher os dados indicados com asteriscos vermelhos. Após anexar os arquivos basta clicar no botão verde “Responder Despacho” e os arquivos serão encaminhados para reanálise pelo setor responsável.
Como encontrar o protocolo:
O protocolo também poderá ser encontrado acessando a aba “Protocolos” (não confundir com a aba do início da página, a opção correta estará no canto inferior esquerdo em azul claro), onde aparecerão todos os protocolos cadastrados, clicando em “Ver item” no protocolo correspondente.
Localizar o protocolo e ir em “Ver Item”:
Ou:
Para adicionar mais de um documento basta clicar na aba “Novo Arquivo” em azul claro:
NÃO EFETUEI O PAGAMENTO DA TAXA E O BOLETO VENCEU / MEU PROTOCOLO FOI ARQUIVADO, O QUE FAZER?
Caso o boleto de alguma taxa tenha vencido ou protocolo tenha sido arquivado, deverá ser gerado um novo protocolo no Ambiente do Profissional (Clique Aqui), clicando na aba “Protocolos” depois em “Cadastrar Protocolo”, inserir o grupo de assunto “Profissional” e o subgrupo requerido, ou, não havendo correspondência, colocar como “Outros” e especificar a demanda na Descrição do Protocolo.
ONDE ENCONTRO O BOLETO PARA PAGAMENTO DAS TAXAS?
As taxas são geradas após o recebimento dos documentos por um dos profissionais do CREA e serão encaminhadas para o e-mail cadastrado no sistema. Também poderão ser geradas e acessadas pelo Ambiente do Profissional (Clique Aqui) entrando na página principal (abaixo de “Endereços”), acessando a aba “Protocolos” (não confundir com a aba do início da página, a opção correta estará no canto inferior esquerdo em azul claro), clicar em “Ver item” no protocolo correspondente e depois no botão roxo com o símbolo de impressora escrito “Boleto”.
POSSO ENCAMINHAR OS DOCUMENTOS POR E-MAIL OU POR WHATSAPP?
Nossos serviços de atendimento (WhatsApp, Telefone e e-mail) são para esclarecimentos de dúvidas e procedimentos, e não devem ser utilizados como forma de protocolo. Todos os documentos deverão ser encaminhados por meio do Sistema SITAC ou pelo Ambiente do Profissional (Clique Aqui), não sendo aceitos documentos encaminhados de outra forma.
Para solicitar o Visto o representante legal deverá entrar no Setor Público (Setor Público), acessar a área de "Registro/Visto de Profissional", preencher todos os seus dados conforme os documentos de identificação que serão apresentados e anexar os documentos necessários.
Caso o boleto de alguma taxa tenha vencido ou protocolo tenha sido arquivado, deverá ser gerado um novo protocolo no Ambiente do Profissional (Clique Aqui), clicando na aba “Protocolos” depois em “Cadastrar Protocolo”, inserir o grupo de assunto “Profissional” e o subgrupo requerido, ou, não havendo correspondência, colocar como “Outros” e especificar a demanda na Descrição do Protocolo.
Em se tratando de DILIGÊNCIAS, para anexar os documentos ao protocolo basta entrar no Ambiente do Profissional (Clique Aqui), clicar no botão vermelho que exibe a mensagem “Despacho(s) pendente(s) de resposta(s)”, localizar o protocolo e ir em “Ver item”, ou localizar o protocolo na aba de “Protocolos”, “Pesquisar protocolos” e inserir o número relativo ao processo. Também poderão ser acessados entrando na página principal - abaixo de “Endereços”, acessando a aba “Protocolos” (não confundir com a aba do início da página, a opção correta estará no canto inferior esquerdo em azul-claro), clicar em “Ver item” no protocolo correspondente. Será aberta uma nova página onde poderão ser anexados quantos documentos forem necessários, bastando selecionar o botão “Novo Arquivo” para adicionar mais de um, e preencher os dados indicados com asteriscos vermelhos. Após anexar os arquivos basta clicar no botão verde “Responder Despacho” e os arquivos serão encaminhados para reanálise pelo setor responsável.