Crea-TO celebra 2024 com avanços significativos em atendimento ao público e Setores como Jurídico, Dívida Ativa, Registro, TI e RH
14 de janeiro de 2025, às 14h01 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) encerrou 2024 com um balanço positivo em diversas áreas, demonstrando o compromisso da instituição com a excelência no atendimento aos profissionais, a modernização dos serviços e a valorização do seu quadro de colaboradores. Investimentos em tecnologia, capacitação de servidores e melhorias no atendimento resultaram em maior agilidade nos serviços prestados aos profissionais de engenharia, agronomia e geociências do Tocantins.
Setor de Dívida Ativa e Financeiro:
O setor de Dívida Ativa registrou resultados expressivos: mais de 20 mil atendimentos, gestão do Programa de Recuperação de Créditos e da 8ª Campanha de Conciliação, que ofereceram condições especiais para regularização de débitos. Já no departamento financeiro, a equipe liquidou o passivo trabalhista dos anos anteriores e reduziu o no prazo para baixa dos recebimentos de boletos através de pix, de 24 horas para menos de 1 hora.
Setor de TI:
A Gerência de Tecnologia da Informação (TI) implementou diversas melhorias, incluindo: atualização de equipamentos de rede e periféricos; aquisição de tablets para o Colegiado e fiscais; atualização do link de internet; investimento em segurança da informação; atualização de equipamentos de áudio e vídeo do Plenário; treinamento em Inteligência Artificial Regenerativa para servidores; contratação de licença para sistema de Dashboard; criação e atualização de 14 dashboards para a Fiscalização; criação de ferramenta automatizada para atualização de dados de empresas; criação de site para o Crea Jr; mais de 400 atendimentos diretos aos usuários; atualização da carteira digital com o aplicativo ProID; desenvolvimento da Placa de Obra Digital; melhorias em ferramentas de controle interno e governança de TI; atualização de políticas de privacidade, backup e sistema de gestão de patrimônio; treinamentos para servidores; atualização em hospedagem online de sistemas, rede lógica e monitoramento de Inspetorias; contratação de serviços de SMTP; automatização de procedimentos internos, importação de lançamentos contábeis e tramitação de protocolos; implantação e atualização de serviço telefônico via VOIP e do sistema E-Cartas; atualização do aplicativo Conecta Crea; e atualização do quadro de funcionários da Gerência de TI.
Setor de RH:
O setor de Recursos Humanos (RH) implementou melhorias significativas para os colaboradores, como o aumento da bolsa-auxílio para estagiários para R$ 1.000,00 em agosto; reajuste do vale-alimentação para R$ 1.200,00 em setembro; distribuição de novos uniformes padronizados para todos os colaboradores; e aumento do auxílio natalino para R$ 350,00.
Setor Jurídico:
Após reestruturação em fevereiro de 2024, com a implantação de uma força-tarefa de execução fiscal, a Procuradoria Jurídica, em parceria com o Setor de Dívida Ativa, alcançou um marco histórico: um aumento de 360% na arrecadação em relação a 2023. Do total de créditos ativos recuperados entre 2021 e 2024, 56% foram recuperados somente em 2024, comprovando a eficácia das ações. Foram realizadas execuções judiciais de 186 processos com inscrições em Dívida Ativa junto à Vara Federal de Execução Fiscal, resultando em 47 acordos. Além disso, foram analisados processos judiciais, cumprindo prazos e sentenças, e impugnados 11 editais de concursos públicos com remunerações incompatíveis para profissionais de engenharia no Tocantins. O setor também emitiu 192 pareceres jurídicos para diversos setores, gerências, Câmaras Especializadas e Comissões.
Setor de Fiscalização
A Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) concluiu o ano de 2024 alcançando o total de 9.811 relatórios de fiscalização, distribuídos entres os 139 municípios do estado. Essas ações abrangeram áreas vitais como Engenharia, Agronomia e Geociências.
A equipe de fiscalização seguiu empenhada em manter futuras ações conjuntas em prol da sociedade. As operações realizadas pelos fiscais do Conselho foram primordiais na garantia de maior eficiência e monitoramento do exercício ilegal das profissões. Houve vistoria da presença de responsáveis técnicos na montagem, instalação e manutenção de estruturas provisórias. Foram 22 forças-tarefas estaduais, 1.946 fiscalizações de leigos, além disso, foram recebidas 181 denúncias. Veja os dados!
Apoio aos Colegiados:
O setor de apoio aos colegiados surgiu para desempenhar um papel crucial no oferecimento de assessoria especializada aos conselheiros, otimizando os processos internos e garantindo maior eficiência nas atividades do Conselho. Os números são reflexos dessa melhoria, para se ter uma ideia, durante o ano de 2024, 2.874 processos foram analisados pelos conselheiros em câmaras especializadas e em sessões plenárias, em 2023 este número era de 2.716. Leia mais
Gerência Técnica :
A Gerência Técnica do Crea-TO encerrou 2024 com um balanço de resultados extraordinários, marcando um ano de avanços significativos para o setor e para os profissionais da área. Desde a implantação pioneira da Certidão de Acervo Operacional (CAO) no cenário nacional até a superação do próprio recorde de emissão de Certidões de Acervo Técnico (CAT), a Gerência Técnica demonstra seu compromisso com a excelência e a eficiência. Durante o período o setor emitiu mais de 60 mil ARTs e 1.200 CATs. Veja os dados completos!
Setor de Registro:
Em 2024, o setor de registros do Crea-TO obteve um desempenho notável, impulsionado pela dedicação da equipe e pela implementação de métodos de trabalho focados em resultados positivos. Esse esforço se traduziu em melhorias significativas nos serviços oferecidos aos profissionais. Ao longo do ano, o setor respondeu a mais de 12 mil demandas, distribuídas entre 4.148 ligações telefônicas, 745 mensagens de e-mail, 4.664 interações via WhatsApp, 2.429 atendimentos presenciais e a entrega de 503 carteiras profissionais. Adicionalmente, o sistema Sitac e o recebimento de protocolos registraram mais de 7.182 solicitações diretas. Leia mais